Oposição quer levar a contadora do esquema do doleiro Youssef para depor na CPMI da Petrobras

meire_poza_01Soltando a voz – Meire Poza, a contadora que decidiu revelar em detalhes o esquema criminoso comandado pelo doleiro Alberto Youssef, preso na esteira da Operação Lava-jato, da Polícia Federal, pode acabar no banco dos depoentes da CPMI da Petrobras. Pelo menos esse é o desejo dos partidos de oposição, que nesta segunda-feira (11) devem protocolar requerimento de convocação de Poza.

A revista Veja, que entrevistou a contadora, traz em sua mais recente edição informações bombásticas do esquema que pode ter movimentado muito além dos R$ 10 bilhões informados inicialmente. Como as denúncias que levaram à Operação Lava-jato partiram de um empresário e do editor do ucho.info, ainda em 2009, a estimativa do site é que a movimentação financeira pode ter se equiparado à do escândalo do Banestado.

Para o líder do PPS na Câmara dos Deputados, Rubens Bueno (PR), o depoimento de Meire Poza é primordial para os trabalhos da CPMI da Petrobras, que cada vez mais sofre pressão por parte do Palácio do Planalto e da cúpula do Partido dos Trabalhadores. “Parece que esta mulher conheceu, como poucos, a arquitetura e a operação do sofisticado esquema de lavagem de dinheiro que atingiu o montante de 10 bilhões de reais. Também chama a atenção dos nomes por ela citados de parlamentares federais. Isto tudo precisa ser investigado pela Comissão Parlamentar de Inquérito”, declarou Bueno.

Já o líder do Democratas na Câmara, deputado Mendonça Filho (PE), é de suma importância o depoimento da contadora, pois ela não apenas afirmou ter visto “malas de dinheiro” enquanto trabalhava com Alberto Youssef, mas ajudou a PF a desvendar o esquema em que empreiteiras contratadas pela Petrobras forjavam a contratação de serviços para repassar dinheiro de propina ao doleiro e, na sequência, a políticos que faziam parte do esquema.

“A senhora Meire Poza acaba de se tornar a testemunha chave para o desenrolar da investigação na CPMI. As informações reveladas na revista Veja demonstram que ela pode nos ajudar a fechar o elo entre Youssef e a Petrobras. A necessidade de sua presença na CPMI é urgente”, definiu Mendonça.

Comissão de Fiscalização

Além do requerimento de convocação que será apresenatdo à CPMI, Mendonça promete protocolar requerimento de convite na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Casa. De acordo com o parlamentar, Meire Poza certamente ajudará a Câmara a revelar quem são os outros deputados federais da base aliada que se beneficiaram do esquema de lavagem de dinheiro e propina.

“A Câmara precisa apurar quais de seus membros estiveram envolvidos nesse esquema de corrupção. A vinda de Meire Poza à Comissão de Fiscalização vai nos fundamentar para tomarmos as medidas necessárias contra todos aqueles se beneficiaram desse esquema nefasto que só faz crescer a cada denúncia que aparece na imprensa”, declarou Mendonça.

Planalto na mira

É importante destacar que o escândalo que já dá sinais de ser o maior caso de corrupção e desvio de dinheiro público pode chegar à sede do governo federal, mesmo que por vias transversas. Há no inquérito da Operação Lava-Jato um sem fim de informações que ainda não foram esmiuçadas e que com certeza revelarão o caminho que leva a políticos criminosos de alto escalão, muitos deles gozando de proximidade, além de conexão, com o governo petista.

A pressão exercida pela chamada base aliada para sufocar as duas CPIs que funcionam no Congresso têm por objetivo evitar que os escândalos da petroleira cheguem às campanhas petistas, mas principalmente evitar que o PT imploda da noite para o dia com a revelação da maior trama criminosa da história nacional e que contou com a chancela do Palácio do Planalto.

O ucho.info prepara uma série de reportagens sobre o modus operandi do PT na Petrobras, sempre para favorecer políticos e empreiteiras, que mostrará aos brasileiros como o País foi dilapidado na última década, sempre com a impunidade com carranca de proa.

apoio_04