Caixa-preta de avião que levava Campos não gravou dados do voo, mas não significa sabotagem

eduardo_campos_08Calma com o andor – É prematuro afirmar que é indício de sabotagem o fato de a “caixa-preta” do jato que despencou sobre o bairro do Boqueirão, em Santos, no litoral paulista, não ter gravado as informações do voo que transportava o presidenciável Eduardo Campos, quatro assessores de campanha e dois pilotos, todos mortos no trágico acidente.

A informação, fornecida pela Força Aérea Brasileira (FAB) nesta sexta-feira (15), revela que quatro técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) extraíram e analisaram as duas horas de áudio da caixa-preta do jato Cessna 560XL, prefixo PR-AFA, mas os dados não correspondem ao voo que saiu na manhã da última quarta-feira (13) do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino à Base Aérea de Santos. Em comunicado divulgado à imprensa, a FAB destaca que “as razões pelas quais o áudio obtido não corresponde ao voo serão apuradas durante o processo de investigação”.

Nas redes sociais sobram comentários irresponsáveis afirmando que o episódio reforça a tese de uma sabotagem patrocinada por algum partido político, diretamente interessado na conquista do Palácio do Planalto. Esses resultados resultam do desconhecimento e da leviandade de quem os faz, até porque o Cenipa demorará pelo menos um ano para estabelecer as causas do acidente vitimou o presidenciável do PSB.

Como tem defendido o ucho.info desde o primeiro momento após o ocorrido, não se pode ignorar a dor das famílias dos mortos na queda do avião sobre a cidade do litoral paulista. No contraponto, é legítimo o desejo de boa parte da população de sacar o PT do poder central, depois de mais de uma década de escândalos de corrupção e trapalhadas governamentais, mas não será dessa forma rasteira que qualquer candidato de oposição arrancará a vitória das urnas. É preciso responsabilidade ao tratar o caso, pois não se deve publicar a primeira informação que surge como sendo a maior e derradeira verdade.

Esse joguete sem compromisso faz com que a disputa pela Presidência da República seja nivelada por baixo, quando esse patamar rasteiro e descabido é o que move a indignação da sociedade. Ou mantém-se a coerência ou parte-se para o vale tudo. Mesmo contra a vontade dos leitores mais exaltados e adeptos da teoria da conspiração, o ucho.info manterá o jornalismo responsável, que ao longo do tempo conquistou o respeito e a credibilidade dos leitores.

apoio_04