Calvário da indústria desmonta o mambembe discurso de Dilma em prol de novo mandato

desindustrializacao_01Descendo a ladeira – Dilma insiste em afirmar que tem o que mostrar aos eleitores, enquanto o assombroso Lula ousa dizer que a sucessora é “a pessoa certa para manter o nosso país no rumo certo”. Como sempre destaca o ucho.info, a democracia contempla a livre manifestação do pensamento, o que permite que cada um pense e fale o que quiser. Apesar disso, se contra fatos não há argumentos, contra números da economia menos ainda.

Vivendo um dos piores momentos da história, a indústria brasileira foi alcançada pelos efeitos colaterais de um governo peçonhento, incompetente e paralisado. Os empresários do setor, que há muito tiraram o pé do acelerador diante da pouca habilidade do governo para reverter uma crise que assusta cada vez mais e só cresce, esperam crescimento de no máximo 0,8% da indústria em 2014. Mesmo assim, os mais realistas apostam em estagnação do setor, o que significa crescimento zero.

Desindustrialização

O ano de 2005 caminhava para finalizar sua primeira metade quando o ucho.info alertou alguns integrantes do governo Lula sobre o perigo que representava os primeiros passos da desindustrialização.

Na ocasião, preocupados em tirar Luiz Inácio da Silva do olho do furacão em que se transformou o Mensalão do PT, o escândalo que turbinou o período mais corrupto da história nacional, os palacianos se limitaram a nos criticar, não sem antes dar as costas ao alerta.

A desindustrialização ganhou reforço extra com as estratégias atrapalhadas do governo para conter a crise internacional, como o estímulo ao consumismo, que obrigou o País a importar ainda mais para dar conta da demanda interna. Do contrário, a inflação real já estaria em níveis estratosféricos.

Medidas desastradas

Com essa decisão irresponsável por parte do Palácio do Planalto, a indústria nacional passou a definhar, mesmo com algumas medidas de estímulo à economia, todas fracassadas. Nem mesmo a desoneração da folha de pagamento para alguns setores surtiu resultados merecedores de comemoração.

Outro fator que colaborou para acelerar o calvário do setor produtivo nacional foi a decisão da equipe econômica do governo do PT de manter a inflação sob controle a partir do câmbio. Com a desvalorização do dólar frente ao real, os produtos brasileiros perderam competitividade no mercado internacional, ao mesmo tempo em que as importações ganharam impulso, situação que até hoje prevalece.

O cenário da indústria é de tal forma preocupante, que empresários do setor, que desistiram de investir na produção, decidiram vender energia elétrica adquirida antecipadamente e por valores menores. Isso significa que a indústria terá pela frente um horizonte pouco sombrio, o que só mudará com mudanças radicais na condução da política econômica.

apoio_04