Três comandantes do radical Hamas morrem em ataques israelenses

faixa_gaza_14Chumbo trocado – Três comandantes do braço armado do Hamas morreram na madrugada desta quinta-feira (21) num ataque aéreo de Israel sobre Rafah, no sul da Faixa de Gaza, anunciou o grupo radical islâmico.

Em comunicado, as Brigadas Ezzedine al-Qassam, braço armado do Hamas, identificaram os três homens como Mohammed Abu Shamala, Raed al-Atar e Mohammed Barhum.
Segundo Israel, Abu Shamala era o principal comandante do Hamas no sul da Faixa de Gaza. Al-Atar seria o responsável pelo contrabando de armas para o território palestino e pela construção de túneis.

O ataque aéreo israelense foi realizado um dia depois de uma ofensiva que resultou, segundo as Brigadas, na morte da mulher e de um filho do líder Mohammed Deif. Ele escapou do ataque à sua casa, na Cidade de Gaza, e continua vivo, segundo informações divulgadas pelo Hamas.

Os ataques israelenses nesta quinta-feira deixaram pelo menos oito mortos, incluindo sete num edifício que ficou completamente destruído no sul da Faixa de Gaza, disse o porta-voz dos serviços palestinos de emergência, Achraf al-Qodra. Ainda não se sabe se os três comandantes mortos foram contabilizados no balanço.

Na quarta-feira, o braço armado do Hamas lançou um aviso para que companhias aéreas internacionais não pousem seus aviões no aeroporto de Tel Aviv a partir da manhã desta quinta-feira. Entretanto, todas as chegadas e partidas previstas mantiveram-se pela manhã, informou a autoridade aeroportuária israelense.

Negociações continuam

Um cessar-fogo entre Hamas e Israel que estava em vigor desde 11 de agosto já havia sido violado na terça-feira passada, com o disparo de foguetes a partir da área palestina, levando Israel a responder com novos ataques. Desde então, o Hamas disparou dezenas de foguetes, e Israel atacou dezenas de alvos na Faixa de Gaza.

O fogo cruzado interrompeu as negociações entre as duas partes, mediadas pelo Egito – que propõe um cessar-fogo de longo prazo. O Hamas rejeita a proposta egípcia, dizendo que ela não prevê compromissos específicos de Israel para amenizar o bloqueio à Gaza, imposto em 2007.

Apesar da crise, o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, participa nesta quinta-feira de negociações com o principal líder político do Hamas no exílio, Khaled Mashaal, no Catar. Antes do colapso do cessar-fogo, Abbas havia planejado usar o encontro para pedir a Mashaal que apoiasse a proposta de trégua feita pelo Egito.

Desde o início do conflito entre Hamas e Israel, mais de 2 mil palestinos foram mortos. Do lado israelense, foram registradas apenas 67 vítimas fatais, sendo 64 soldados e três civis. (Com agências internacionais)

apoio_04