PIB do segundo trimestre cai 0,6%, enquanto a mitomania de Dilma e Mantega avança

crise_economica_12Ladeira abaixo – Nesta sexta-feira (29), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou o comportamento do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo semestre deste ano: queda de 0,6%. Considerando que o órgão também revisou para baixo o PIB do primeiro trimestre (-0,2%), a economia brasileira registra dois resultados negativos consecutivos e o Brasil acaba de ingressar no que os economistas chamam de “recessão técnica”.

De acordo com o levantamento do IBGE, o setor de serviços registrou no segundo trimestre do ano crescimento negativo de 0,5%, enquanto que a combalida indústria nacional teve crescimento de -1,5%.

O IBGE também revisou para baixo o resultado do PIB do terceiro trimestre de 2013, de -0,3% para -0,6%. Esse resultado e o do último trimestre do ano passado só não foram inferiores ao do primeiro trimestre de 2009, quando a atividade econômica verde-loura encolheu 1,7%.

A recessão técnica ocorre quando, por duas vezes consecutivas, a soma trimestral da produção de riquezas de um país é menor do que a obtida anteriormente. Sem ser unanimidade entre os economistas, até porque alguns têm olhos e neurônios vermelhos como os palacianos, a tese da recessão técnica mostra que o PIB nacional mergulhou em um perigoso processo de redução. Economistas ouvidos pelo site apostam em novo recuo do PIB no terceiro trimestre do ano. Se essa previsão se confirmar, dificilmente o PIB deste ano chegará à marca de 0,7% anunciada pelos especialistas do mercado financeiro.

A situação torna-se ainda pior porque o desgoverno de Dilma Rousseff insiste no incentivo ao consumo como forma de enfrentar a crise que vem varrendo o País de norte a sul. Com a indústria nacional em processo de queda contínua e se eventualmente o consumo responder ao estímulo do governo, o que é considerado difícil, o Brasil entrará em cenário de grave crise, que poderá piorar se a liquidez no mercado de câmbio começar a encolher. Ou seja, se a cotação do dólar subir o Brasil dará largos passos na direção da forca.

Os números anunciados pelo IBGE não apenas mostram que a economia brasileira, como vem alertando o ucho.info, está a caminho do despenhadeiro da crise, mas acima de tudo confirmam que a presidente Dilma Rousseff e o ainda ministro Guido Mantega, da Fazenda, mentem de forma acintosa e repetitiva quando tentam explicar o difícil momento econômico pelo qual passa o País.

apoio_04