Reino Unido eleva alerta de terrorismo devido ao radical grupo “Estado Islâmico”

(AFP - Getty Images)
(AFP – Getty Images)
Luz vermelha – O Reino Unido elevou nesta sexta-feira (29) o nível de alerta de ameaça terrorista em seu território para “severo”, o segundo patamar mais alto. A decisão é uma resposta a possíveis ataques planejados na Síria e no Iraque, onde atua o grupo extremista “Estado Islâmico”. A ameaça de atentados não era tão alta no Reino Unido desde julho de 2011.

“Isso significa que um ataque terrorista é bastante provável, mas não há dados de inteligência que sugiram um ataque iminente”, disse em comunicado a secretária do Interior britânica, Theresa May.

Em entrevista coletiva, o primeiro-ministro David Cameron anunciou que haverá uma nova lei para dificultar que cidadãos britânicos viagem à Síria e ao Iraque com o fim de se juntar a facções extremistas.

Segundo Cameron, pelo menos 500 pessoas deixaram o Reino Unido para aderir a grupos radicais na Síria e no Iraque. Detalhes sobre controle de viagem e confisco de passaportes serão anunciados no Parlamento na próxima segunda-feira.

“O Reino Unido é uma nação aberta, tolerante e livre”, afirmou o premiê. “Mas tolerância não pode ser confundida com extremismo”. O temor é que os cidadãos britânicos que deixem o país rumo a Iraque e Síria voltem treinados para cometer atos terroristas na Europa.

A decapitação do repórter americano James Foley pelo “Estado Islâmico”, há duas semanas, levou o Reino Unido a adotar medidas adicionais de segurança. O algoz do jornalista foi identificado com um cidadão britânico. (Com agências internacionais)

apoio_04