Queda nas vendas do comércio, a pior desde 2008, desautoriza os discursos mentirosos de Dilma

comercio_06Sem saída – Certa de que é a versão feminina de Aladim, o gênio da lâmpada maravilhosa, a petista Dilma Vana Rousseff insiste em atacar seus adversários na corrida presidencial, principalmente Marina Silva, mas não consegue solucionar, mesmo que minimamente, a crise que se instalou na economia nacional. Dilma tem afirmado em seus discursos de campanha que o problema da crise é do cenário internacional, mas não se pode dar crédito a uma declaração marcada pela irresponsabilidade.

Sabem os brasileiros pensantes e de bem que a crise é muito mais grave do que se imagina, algo que os números mostram de forma clara e sem deixar dúvidas. Divulgada nesta quinta-feira (11), a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que O volume de vendas do comércio varejista caiu 1,1% em julho, na comparação com o mês anterior. Trata-se da segunda queda consecutiva do indicador e o pior resultado desde outubro de 2008 (-1,1%).

Há também registro de recuo (-0,9%) quando se compara julho deste ano com o mesmo período de 2013. Nos acumulados do ano e do período de doze meses, contudo, o comércio continua apresentando altas: 3,5% e 4,3%, respectivamente.

Dos oito segmentos do comércio varejista pesquisados pelo IBGE, quatro apresentaram queda na passagem de junho para julho deste ano: móveis e eletrodomésticos (4,1%); hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,3%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,4%); e tecidos, vestuário e calçados (0,1%).

O setor de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria teve volume de vendas estável em julho. Três setores registraram alta: livros, jornais, revistas e papelaria (2,1%); equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (0,9%); e combustíveis e lubrificantes (0,8%).

O cenário mostra que o governo petista de Dilma Rousseff continua errando ao apostar todas as fichas no consumo interno como antídoto contra a crise econômica, que cresce de maneira preocupante e tem tirado o sono dos brasileiros.

Tão incompetente quanto ousada, a candidata petista se arrisca a afirmar nos eventos de campanha que “quem sempre fez continuará fazendo”. Ora, se for para continuar arruinando o País, que Dilma peça para sair, pois o estrago contabilizado até agora exigirá pelo menos cinco décadas de esforço dos cidadãos para ser reparado. Como disse certa vez um conhecido comunista de boteco, “nunca antes na história deste país”.

apoio_04