Anvisa determina apreensão de lotes de medicamentos falsificados

remedios_12Fora de circulação – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta terça-feira (16) a apreensão e inutilização, em todo o País, dos lotes CC21236 e CC21237 do medicamento Hormotrop (somatropina), apresentação de 12 UI Pó Liófilo Injetável, indicado para crianças com distúrbios causados pela deficiência do hormônio do crescimento.

De acordo com a decisão do órgão, deverão ser recolhidos somente os lotes encontrados em estabelecimentos privados. Detentor do registro do medicamento, o Laboratório Químico Farmacêutico Bergamo confirmou a existência de unidades falsificadas do remédio no mercado brasileiros, sendo que os lotes legítimos foram distribuídos apenas para estabelecimentos de saúde.

A resolução da Anvisa foi publicada na edição desta terça-feira do Diário Oficial da União. A empresa Amgen, proprietária do Laboratório Bergamo, ainda não se manifestou sobre o caso.

Na mesma publicação, a Anvisa determinou a suspensão da fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso do produto Coletor de Perfuro-cortantes, fabricado e comercializado pela empresa JSM Indústria e Comércio de Produtos Manufaturados Ltda. O produto não é registrado na agência.

Também por falta de registro, o produto Deslip (chytosan + associações) foi suspenso. A embalagem cita a empresa Fitobras – Indústria e Comércio de Produtos Fitoterápicos como fabricante, mas não informa o endereço. Além disso, o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) é inválido. (Com informações da Agência Brasil)

apoio_04