Museu do Futebol comemora seis anos de história com programação especial

museu_futebol_02Bola na rede – O Museu do Futebol – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, localizado no Estádio do Pacaembu – comemora seis anos de fundação nos dias 27 e 28 de setembro. A programação especial inclui entrada gratuita, jogos educativos, oficinas diversas e transporte gratuito (no sábado, dia 27) no trajeto entre as estações Clínicas e Barra Funda do Metrô ao Museu, das 10h às 18h.

No dia 27, das 11h às 15h45, na área externa do Museu, acontecerão oficinas e apresentações de Futebol Freestyle, modalidade que realiza manobras com bolas mexendo várias partes do corpo. Das 9h às 17h terão lugar as oficinas de origami, desenho, contação de histórias e futebol de mesa.

As atividades educativas iniciam às 11h, com o “Faça Sua Camisa”, no cantinho educativo INS-PIRAR ao lado do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB). Na oportunidade, os visitantes poderão criar suas próprias camisas de times de futebol. A proposta da atividade é promover uma reflexão sobre os elementos inseridos nas camisas dos clubes ao longo da história do futebol, como os brasões, números, nomes e patrocínios.

Às 14h acontecerá a brincadeira “Com que roupa eu vou?”, na sala Números e Curiosidades. O objetivo é que o visitante coloque em um boneco as diferentes vestimentas usadas pelos jogadores, juízes ou torcedores, de acordo com as mudanças que ocorreram na história do futebol.

Todas as atividades educativas do Museu do Futebol também fazem parte da 8ª Primavera de Museus, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/Ministério da Cultura), que acontece anualmente na semana do início da estação.

Na entrada principal do Estádio do Pacaembu, todos poderão admirar as técnicas de live paiting do artista Jerry Batista. A pintura realizada em tempo real será em homenagem ao aniversário do Museu.

No domingo, dia 28 de setembro, também haverá atividades educativas às 11h e às 14h. O Museu será fechado às 15h30, por conta do jogo entre Santos e Goiás no Pacaembu.

Por fim, depois de um passeio no Museu, toda família é convidada a participar da terceira edição do projeto “Futebol da Gente” e contar suas histórias sobre futebol e infância. A gravação ocorrerá das 9h30 às 17h, com intervalo das 12h30 às 13h. O projeto “O Futebol da Gente” é uma iniciativa do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB) e visa registrar para o acervo do Museu histórias de pessoas comuns que revelem os laços afetivos que o futebol permite criar no dia-a-dia do brasileiro. Essa edição encerra o projeto. Os vídeos estarão acessíveis no Centro de Referência do Futebol Brasileiro, por meio do site dados.museudofutebol.org.br.

Desde sua inauguração, em 2008, o Museu do Futebol já recebeu 2,5 milhões de visitantes. Durante o mundial de 2014, 12 de junho até 13 de julho, recebeu 75.085 pessoas, sendo 32.841 estrangeiros. Recentemente entrou na lista dos cinco melhores museus do Brasil pelo site norte-americano TripAdvisor, um dos mais importantes sites especializados em viagens e turismo no mundo.

Serviço

Aniversário de seis anos do Museu do Futebol

Local: Museu do Futebol
Endereço: Praça Charles Miller
Data: 27 e 28 de setembro (sábado e domingo)
Entrada: Gratuita nos dois dias
Horário de funcionamento: das 9h às 18h (bilheteria até as 17h)
*No dia 28 o Museu fechará às 15h30, por conta do jogo entre Santos e Goiás.
*Estacionamento no local com Zona Azul – R$ 5,00 válido por três horas na bilheteria do Museu.

apoio_04