Gleisi Hoffmann cai para 9% no Ibope e pode estrelar o pior desempenho do PT no Paraná, em 20 anos

gleisi_hoffmann_60Ladeira abaixo – O chamado “efeito Gaievski”, sequência de desastres políticos que vitima a candidatura da petista Gleisi Hoffmann no Paraná, provocou mais uma catástrofe no projeto político do PT no estado. De acordo com a mais recente pesquisa Ibope, divulgada na segunda-feira (29), o índice de intenções de voto de Gleisi caiu abaixo dos dois dígitos. A senadora tem 9% dos votos e pode ser protagonista do pior desempenho do PT em disputas pelo governo do estado em vinte anos. Só o petista Jorge Samek, que obteve 4% dos votos na eleição de 1994, obteve resultado pior.

Se as intenções de voto em Gleisi são risíveis e a aproximam perigosamente dos candidatos nanicos, os índices de rejeição da candidata petista estão cada vez mais robustos. Gleisi disputa com o senador peemedebista Roberto Requião, conhecido pelo destempero e pelo amor ao jogo sujo, o troféu de candidato mais rejeitado desta campanha. A disputa é cabeça a cabeça. Gleisi, que já esteve à frente, perdeu a dianteira por um ponto. Tem 23% de rejeição, contra 24% de Requião. O Ibope mostrou o tucano Beto Richa com 47% das intenções de voto; Requião, com 28%; e Gleisi, com 9%.

A situação constrangedora da candidata do PT, que pode levar a um encolhimento inédito da bancada paranaense do PT na Assembleia e na Câmara dos Deputados, provocou uma debandada de candidatos petistas. Ninguém quer ser visto perto de Gleisi. As tentativas tardias de amarrar a candidata à presidente Dilma Rousseff, que recuperou pontos no Paraná, falharam. Gleisi é convocada, a todo o momento, para se explicar porque levou um pedófilo, Eduardo Gaievski, o “maníaco da Casa Civil”, para comandar as políticas do governo federal para crianças e adolescentes e colocou o deputado André Vargas (ex-PT), suspeito de associação criminosa com o doleiro Alberto Youssef para lesar o Ministério da Saúde, como seu coordenador de campanha.

Como se todas essas más notícias nada representassem, a petista irá para o debate final, na noite desta terça-feira, na RPC TV (Globo), tendo de explicar uma suspeita lançada pelo candidato Roberto Requião. O senador peemedebista, que não se conforma com a perspectiva de derrota, lançou a suspeita de que Gleisi teria negociado sua candidatura com o tucano Richa. Requião afirmou em seu Twitter suspeitar que a petista fez um “acordo branco” com o PSDB. “O ultimo programa eleitoral do PT indicou a possibilidade de um acordo branco com Richa. Não quero acreditar nisto. MAKTUB?”, escreveu o peemedebista.

apoio_04