Deputado cobra revisão de cartilha do Ministério da Educação que incentiva maus-tratos a animais

passaro_preto_01Fora do script – Coordenador do Grupo de Trabalho de Fauna da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional, o deputado federal Ricardo Tripoli (PSDB-SP) solicitou, nesta semana, ao Ministério da Educação a revisão do material didático que incita maus-tratos aos animais. Denominada “kit folclórico”, a cartilha foi distribuída pelo governo federal a crianças do ensino fundamental.

Na cartilha, vários itens do “Livro do Mestre”, dirigido a crianças de seis anos, ensinam “receitas” de magia negra como o “Feitiço para transformar criança em passarinho”. Os ingredientes, segundo a publicação, são penas de pássaro preto, água benta e uma colher de alpiste.

O “modo de fazer” sugere que as crianças arranquem as penas do pássaro preto enquanto ele estiver cantando. “Use um pequeno caldeirão para misturar a pena. Enquanto mexe, repita: passarinho quer pousar, não deu, quebrou a coluna”, sugere a cartilha.

A denúncia foi feita inicialmente pelo deputado estadual de Goiás, Fábio Sousa (PSDB), em sessão plenária de 26 de agosto na Assembleia Legislativa do estado.

No documento apresentado, Tripoli solicita a exclusão imediata de termos que incitem os maus tratos aos animas e a modificação dos conteúdos pedagógicos relativos ao tema, assim como conteúdos contrários ao desenvolvimento ambientalmente sustentável e a outros princípios e fundamentos constitucionais.

Fosse o governo do PT minimamente sério e responsável, o ministro da Educação já teria sido chamado em palácio para as devidas explicações, correndo o risco de ser demitido na trilha da sandice que endossou. Ultrapassa o limite do aceitável um ministro de Estado que cometa absurdos dessa natureza, sem que a presidente da República se manifeste sobre o assunto.

Considerando que Dilma Rousseff ainda não deu aos brasileiros uma explicação sobre a indicação de um pedófilo para o cargo de assessor especial na Casa Civil, não será agora que a petista se manifestará sobre o conteúdo criminoso de uma cartilha editada pelo Ministério da Educação. Enfim, como disse um conhecido e gazeteiro comunista de boteco, “nunca antes na história deste país”. (Com Agência Câmara)

apoio_04