O ciúme é um dos principais causadores de conflitos emocionais e afetivos

(*) Andréa Zuppini –

andrea_zuppini_02O ciúme é um sentimento natural do ser humano. Ele pode ser positivo ou negativo. Quando o ciúme tem a ver com o zelo por alguém, é benéfico. Quando há egoísmo (desejo que a pessoa amada não se relacione com outras pessoas) ou controle excessivo (suspeita constante de infidelidade, por exemplo), o ciúme pode se transformar em paranoia ou doença.

O ciúme não é uma emoção isolada. Ele vem acompanhado de uma mistura de sentimentos podendo se manifestar como raiva, medo, mágoa, ansiedade, traição, paranoia, depressão, solidão, inveja e cobiça, inadequação, exclusão, rejeição. A pessoa se sente, então, ameaçada. Cada um manifestará seu ciúmes de acordo com suas experiências vividas.

Para podermos controlar esse forte sentimento é importante conseguir identificar qual o sentimento ativado quando se sente o ciúme (rejeição, perda, traição…). Sendo assim, é possível desmistificar a origem que o ativa.

Quando sentir ciúme, pergunte-se:

– Do que realmente eu estou com medo?
– O que eu preciso fazer para me sentir seguro?
– Qual seria a pior coisa que pode me acontecer?
– Isso realmente pode me acontecer?

Jogo de ciúmes

Às vezes, um dos parceiros força alguma situação para ‘testar’ o quanto é amado pelo outro. Esse tipo de conduta leva à instabilidade emocional de ambos. Para se evitar esta situação devemos tomar decisões: 1 – Eu devo aceitar o outro como ele é?; ou, 2 – Eu mereço alguém que me faça sentir bem e sair desta relação?. é necessário para isto, ter paciência, consciência e, principalmente autoestima elevada.

A pessoa que faz jogos para provocar ciúmes representa uma pessoa com autoestima baixa, sentindo esta necessidade de se fazer sentir desejado, seja pelo companheiro ou por pessoas exteriores à relação.

Entretanto, quando atraímos este tipo de parceiro é porque também precisamos superar este desafio e principalmente desenvolver a consciência do valor próprio.

Pense bem

Se seu parceiro está com você é por opção. Ninguém o obrigou a ficar com você. Ele viu em você algo especial (e quer manter isso). Portanto, não destrua o que pode ser uma linda história de amor. Não afaste sua possível cara metade por não controlar seu ciúme e pelo medo da perda.

(*) Andréa Zuppini é fisioterapeuta especialista em Microfisioterapia com formação internacional pela CFM – Centre de Formation en Microkinésithérapie e diplomada pela Escola de Terapia Manual e Postural do Paraná. (www.microfisioterapiaabc.com.br) – (11) 2889-0106

apoio_04