Eduardo Cunha nega envolvimento na Lava-Jato; PT parte para o jogo sujo nos subterrâneos do poder

eduardo_cunha_06Chumbo trocado – Está cada vez mais acirrada a queda de braços entre PT e PMDB, partidos que disputam a ferro e fogo a presidência da Câmara dos Deputados. Candidato do PMDB ao comando da Casa legislativa, o deputado federal Eduardo Cunha (RJ) poderá ser investigado pelo Ministério Público Federal no caso do escândalo do Petrolão, desde que o STF conceda autorização para tanto.

Na manhã desta quarta-feira (7), Cunha rebateu o conteúdo de reportagem do jornal “Folha de S. Paulo” e disse que a menção do seu nome na Operação Lava-Jato, que desmontou a ciranda de corrupção que funcionava na Petrobras, é uma “tentativa política de atacar” sua candidatura à presidência da Câmara.

No microblog que mantém no Twitter, Eduardo Cunha negou envolvimento com o esquema de corrupção e afirmou que não admitirá prejuízos à sua campanha. “No momento em que defendo a Câmara independente, aparecem aqueles patrocinados não sei por quem a divulgar parcialmente fatos inexistentes”, escreveu o parlamentar.

De acordo com a reportagem da “Folha”, o nome de Cunha foi citado em depoimento do policial federal Jayme Oliveira Filho, espécie de office boy de luxo do doleiro Alberto Youssef que era responsável por muitas das entregas de dinheiro a político. Conhecido como “Careca”, o policial teria afirmado que levou valores em dinheiro ao deputado peemedebista em sua residência no Rio de Janeiro.

Eduardo Cunha, por sua vez, reiterou não conhecer o policial e o doleiro, destacando que o condomínio citado por “Careca” no depoimento como local da entrega do dinheiro não é o dele. “Repito: não conheço o cidadão, não fui acusado de nada e meu endereço é outro, completamente diferente”, escreveu o parlamentar. Cunha argumentou que, em depoimento, o policial destaca que “ouviu dizer” que o endereço é seu, mas tem como afirmar que entregou o dinheiro a ele.

O deputado do PMDB lembrou que “a divulgação de fatos inexistentes” não o constrangerá. “Não devo, não temo nada, o fato não existe e nem acusação tem.”

Cunha afirmou que vários de seus apoiadores foram procurados por defensores de “outra candidatura” para avisar que haveria uma “bomba” contra ele, o que por si só gera uma enxurrada de suspeitas, pois quem conhece os bastidores da política nacional sabe como opera o Partido dos Trabalhadores quando está em busca de algum objetivo. “Se a pólvora da bomba deles é dessa qualidade, será tiro de festim na água”, afirmou o deputado. “É lamentável que oponentes meus usem desse expediente baixo tentando me desqualificar.”

Quando Eduardo Cunha assumiu a liderança do PMDB na Câmara dos Deputados, em fevereiro de 2014, o UCHO.INFO afirmou que Dilma Rousseff, a presidente, teria sérios problemas pela frente. Como de fato ocorreu ao longo do ano passado. Cunha, que lidera boa parte dos descontentes com o governo petista, protagonizou vários embates com o Palácio do Planalto. Político profissional e com vasta experiência na esfera do poder, Cunha é um profundo conhecedor do Regimento Interno da Câmara, o que lhe dá enorme vantagem em relação aos adversários.

A opinião do UCHO.INFO

Política não é para amadores e envolve cifras astronômicas. Por conta disso, o site não tem condições de afirmar que Eduardo Cunha é inocente, mas também não pode fazer qualquer acusação contra o parlamentar. No rastro da tese do “ouviu dizer” é impossível acusar alguém, muito menos condenar. O UCHO.INFO já “ouviu dizer” muitos absurdos envolvendo políticos renomados, mas jamais fez uma acusação sem provas. Sem contra que a Constituição Federal determina que todos são considerados inocentes até o trânsito em julgado de eventual sentença condenatória. E esse não é o caso de Eduardo Cunha

No Brasil, lamentavelmente, o ônus da prova cabe ao acusado, não ao acusador. Na esteira dessa teoria esdrúxula, que atenta contra o “fumus boni iuris” (fumaça do bom Direito), o PT pega carona para não ficar isolado no maior escândalo de corrupção da história nacional, ao mesmo tempo em que usa a ilação para atingir adversários e manter a falsa aura de probidade. É importante lembrar que, a exemplo do que afirmou o senador Aécio Neves (PSDB-MG), o PT é uma “organização criminosa”. E como tal age nos subterrâneos para alcançar seus objetivos. Lembrando que o partido busca desesperadamente apoio à candidatura do petista Arlindo Chinaglia (SP), que sonha em voltar à presidência da Câmara dos Deputados.

Com doses extras de estranheza, a afirmação do polícia federal Jayme Oliveira Filho não encontrou eco nos depoimentos de Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, e do doleiro Alberto Youssef. Ou seja, por enquanto a equação acusatória não fecha, pois Costa e Youssef não citaram o nome de Eduardo Cunha, pelo menos por enquanto.

Por outro lado, causa espécie o fato de decisões do Ministério Público Federal, no âmbito da Operação Lava-Jato, terem vazado para a imprensa. Experimentados e contando com a confiança do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, os procuradores sabem que qualquer vazamento colocaria em risco toda a investigação que levou a prisão os principais responsáveis pelo carrossel de corrupção que girava em algumas diretorias da estatal.

Responsável pelas denúncias que levaram à deflagração da Operação Lava-Jato, juntamente com o empresário Hermes Magnus, o editor do site não tem conhecimento do envolvimento de Eduardo Cunha no esquema criminoso. Se isso de fato ocorreu, com as provas ainda sob a custódia da Polícia Federal e do Ministério Público, metade do PMDB será arrastado para o olho do furacão, uma vez que Cunha é frio e calculista.

apoio_04