Edição histórica do jornal Charlie Hebdo; o UCHO.INFO disponibiliza versão digital

charlie_hebdo_21Para guardar – Quando os sobreviventes do ataque terrorista à redação do Charlie Hebdo decidiram aumentar para 3 milhões de exemplares a primeira edição do semanário parisiense após o atentado, por certo imaginaram que a quantidade de jornais seria suficiente para atender a demanda. Nas bancas de jornais da França desde a madrugada desta quarta-feira (14), o Charlie Hebdo, que traz na capa mais uma charge de Maomé, esgotou em questão de minutos.

Em várias cidades francesas formaram-se enormes filas para comprar o jornal satírico, que foi obrigado a colocar no mercado, a toque de caixa, mais dois milhões de exemplares. A edição histórica foi traduzida para dezesseis idiomas, o que aumentou ainda mais a procura. No rastro da tragédia que chocou o planeta na última quarta-feira (7), o Charlie Hebdo faturou em apenas uma edição muito mais do que normalmente fatura ao longo de um ano. Fora isso, a publicação ganhou muitos novos assinantes, entre eles algumas celebridades, como George Clooney e Arnold Schwarzenegger, que concordaram em pagar US$ 180 por uma assinatura anual.

A procura pela edição desta terça-feira do Charlie Hebdo foi tamanha, que, horas depois de a publicação ter esgotado, alguns sites de leilões começaram a oferecer um exemplar do jornal por 100 mil euros, valor que não animou os interessados.

Alguns mais afoitos pagaram milhares de dólares por um exemplar, mas não causará surpresa se uma nova leva da histórica edição chegar às bancas nas próximas horas, pois ainda é grande a procura, especialmente depois das críticas ao jornal que surgiram no mundo islâmico.

Para aqueles que não fazem questão de ter o exemplar físico do Charlie Hebdo, que na esteira da tragédia acabou promovendo a publicação, o UCHO.INFO disponibiliza uma versão em formato PDF da edição desta quarta-feira e que em menos de uma hora tornou-se objeto do desejo de nove entre dez defensores da liberdade de expressão.

Clique aqui e depois do carregamento do arquivo passe o mouse no canto inferior direito e selecione a opção salvar, representada por um ícone de disquete. Escolha a pasta de armazenamento, nomeie o arquivo como quiser e clique em SALVAR.

charlie_hebdo_20

apoio_04