Petrolão: Ronaldo Caiado e advogado de Nestor Cerveró defendem prisão da presidente da Petrobras

graca_foster_08Tempo para pensar – Quando o UCHO.INFO afirma que o Petrolão está apenas no começo, não o faz apenas porque o editor do site, um dos responsáveis pelas denúncias que levaram à Operação Lava-Jato, da Polícia Federal, conhece a fundo o maior escândalo de corrupção da história nacional. As investigações avançam a cada dia e mostram que o esquema de corrupção que funcionava na diretoria da Petrobras é muito maior do que inicialmente pensavam as autoridades.

A inesperada prisão de Nestor Cerveró, ex-diretor da área Internacional da empresa petrolífera, causou um enorme reboliço no universo político, uma vez que aumentou sobremaneira a apreensão entre os integrantes da base aliada. O temor dos apoiadores do governo de Dilma Rousseff é que Cerveró, após alguns dias atrás das grades, acabe aderindo à delação premiada, como já fizeram Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, o doleiro Alberto Youssef e alguns executivos de empreiteiras que participavam do chamado “Clube do Milhão”.

A possibilidade de Nestor Cerveró contar o que sabe em troca de redução de eventual pena condenatória não deve ser descartada. Afinal, o advogado Edson Ribeiro, responsável pela defesa de Cerveró, disse que a presidente da empresa, Maria das Graças Foster, também deveria ser presa, pois ela teria cometido o mesmo crime que seu cliente. “Na época em que ele as fez, não havia nenhuma restrição administrativa ou legal. Tanto que ele e a Graça Foster fizeram. (…) Se é crime para Nestor, é para Graça”, disse ao advogado, referindo-se à transferência de imóveis a membros da família do ex-diretor da Petrobras.

Nestor Cerveró está acostumado com “la dolce vita” e dificilmente aceitará a ideia de passar alguns longos anos na prisão, o que aumenta a chance de uma delação premiada. No caso de essa tese se confirmar, Cerveró terá de revelar a verdade, sob pena de ter o benefício rejeitado no caso de repassar alguma informação sem procedência. Isso significa que o escândalo do Petrolão alcançará muito mais pessoas, o que desde já deixa os ocupantes do Palácio do Planalto extremamente preocupados.

Caiado defende prisão de Foster

Deputado federal e senador eleito pelo Democratas de Goiás, Ronaldo Caiado declarou nesta quarta-feira (14) que os argumentos para a prisão de Nestor Cerveró justificariam também a detenção da presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster. A opinião do líder da Minoria no Congresso Nacional vai ao encontro da declaração do advogado do ex-diretor da estatal, Edson Ribeiro. Cerveró foi detido nos primeiros minutos desta quarta-feira sob a alegação de que teria tentado transferir bens para familiares. Na visão de Caiado, o argumento do advogado procede. “Não pode haver dois pesos e duas medidas”, disse.

“O juiz Sérgio Moro é um exemplo de eficiência e combate à corrupção. Agora, a única interrogação é se essa alegação é fundamento para que haja por parte da justiça essa iniciativa de decretar a prisão de Cerveró, da mesma forma a presidente Graça Foster também tem operações semelhantes as que ele praticou. Se isso é visto pela justiça como uma maneira de amanhã fraudar o resultado final dos seus bens e a capacidade de ressarcir o Estado pelos prejuízos que ele cometeu, então isto também vale para a presidente da Petrobras”, argumentou Caiado.

Nova CPI

Para o senador eleito, a instalação de uma nova CPMI para aprofundar as investigações do esquema de corrupção na empresa é fato consumado. “Nem discuto a nova CPI. Isso é fato consumado. Até porque acredito que cada bancada vai assumir a responsabilidade buscar as assinaturas e, com isso, deixaria bem claro para população que partidos que assumirão o apoio à instalação da CPI e aqueles contrários a apuração desse caso”, afirmou.

apoio_04