Polêmico, humorista francês Dieudonné é detido por “apologia ao terrorismo”

dieudonne_mbalambala_01Na contramão – O humorista francês Dieudonné Mbala Mbala, já condenado por manifestações antissemitas, foi detido na manhã desta quarta-feira (14) para averiguações. Suspeito de apologia ao terrorismo, o humorista declarou “se sentir Charlie Coulibaly”, trocadilho entre a palavra de ordem “Eu sou Charlie”, criada após o atentado contra o jornal satírico parisiense, e o nome do terrorista Amédy Coulibaly, que atacou um mercado kasher na capital francesa e matou quatro pessoas.

A Justiça da França abriu inquérito contra Dieudonné na última segunda-feira (12), depois que o humorista publicou a nova provocação em seu perfil no Facebook. Na postagem, que já foi apagada, Dieudonné garante ter participado da manifestação histórica do último domingo (11), a Marcha de Paris, em homenagem às vitimas dos atentados, mas em tom galhofeiro criticou o movimento. Segundo ele, a marcha foi um momento “mágico comparável a um big-bang.”

O humorista já foi condenado pela Justiça por declarações antissemitas e, desde setembro de 2014, é alvo de outro inquérito também por “apologia ao terrorismo”. À época, Dieudonné divulgou vídeo ironizando a decapitação do jornalista norte-americano James Foley pelo grupo terrorista Estado Islâmico.

Primeiras condenações

Após a onda de atentados que deixou 17 mortos em Paris, na última semana, a Justiça francesa já pronunciou as primeiras condenações por apologia ao terrorismo. O delito foi introduzido no Código Penal francês no segundo semestre de 2014, como parte da nova lei antiterrorista adotada pelo Parlamento do país europeu.

Nos últimos dias, cerca de 50 casos de infrações relacionadas com os atentados foram analisados. Na terça-feira (13), um homem que elogiou a ação dos irmãos Kouachi, responsáveis pelo atentado terrorista ao jornal Charlie Hebdo, foi condenado em julgamento sumário a quatro anos de prisão. (Com informações da RFI)

apoio_04