ONS determina redução de energia e sete estados e o Distrito Federal sofrem com a medida

vela_02Luz de vela – Distribuidoras de energia de estados das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, entre elas a Eletropaulo (São Paulo) e a Light (Rio de Janeiro), informaram nesta segunda-feira (19) que por determinação do Operador Nacional do Sistema (ONS) reduziu o fornecimento de energia, provocando apagões em várias cidades brasileiras.

De acordo com a Eletropaulo, a energia distribuída em São Paulo foi reduzida em 700 megawatts. Vários bairros da capital ficaram sem luz e pelo menos duas estações do metrô deixaram de funcionar. Assustados, os passageiros de algumas composições decidiram correr o risco de um acidente e caminhar pelos trilhos. Em ambas as estações foi registrado início de tumulto por parte dos usuários, que não sabiam as razões da paralisação dos trens.

Até as 15h40, não havia outras informações sobre o impacto e o motivo da medida. Segundo a empresa, a totalidade da carga de energia distribuída foi restabelecida às 15h50, também por orientação do ONS.

Em nota divulgada às 15h20, a Eletropaulo informou que “o Centro de Operações da Distribuidora está acompanhando a situação e segue monitorando o sistema integrado por meio do ONS”. A assessoria da ONS, por sua vez, afirmou que divulgaria nota explicando o ocorrido com base em informações da área técnica do órgão.

No interior de São Paulo, a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) divulgou nota informando que um corte de energia programado de aproximadamente 800 MW foi determinado pelo ONS. A medida serviu para atender ao procedimento padronizado para a estabilização do sistema elétrico nacional. A CPFL destacou que foi autorizada a restabelecer o fornecimento de energia elétrica para um terço dos clientes atingidos com o corte e que aguarda nova orientação do ONS para regularizar o sistema, normalizando o fornecimento para todos os consumidores.

No Rio de Janeiro, a Light informou, por meio da assessoria, que alguns bairros da capital fluminense foram afetados pelo corte de energia, como consequência de determinação do Operador Nacional do Sistema Elétrico A distribuidora Ampla, que também atende o Rio de Janeiro, também confirmou a interrupção no fornecimento de energia, sem informar os motivos do pedido feito pelo ONS. De acordo com ambas as concessionárias, às 16 horas a energia já estava plenamente restabelecida.

Radiografia do estrago

Além de São Paulo e Rio de Janeiro, a interrupção no fornecimento de energia aconteceu em outros cinco estados – Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina – e no Distrito Federal.

As primeiras explicações sobre o corte de energia dão conta que o pedido do ONS se deu por problemas estruturais da rede de transmissão e distribuição, o que mostra que o sistema está mais sobrecarregado do que se imagina.

Há dias, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga (PMDB-AM) garantiu que não haveria racionamento de energia no Brasil, mas é preciso considerar que o calor excessivo que castiga as regiões Sul e Sudeste tem elevado o consumo energético.

Para entender o cenário energético nacional basta analisar a crise hidrológica que afeta o País e levar em conta o número de ventiladores e aparelhos de ar condicionado vendidos nos últimos meses, marca recorde do setor.

No caso de as elevadas temperaturas continuarem dominando o cotidiano do Sul e do Sudeste, os brasileiros dessas regiões devem começar a se acostumar com esse tipo de ocorrência, uma vez que o sistema elétrico nacional há muito opera no limite.

apoio_04