Rafael Nadal estreia com vitória no Aberto da Austrália e é candidato ao título da competição

rafael_nadal_06Passo adiante – Finalista do ano passado, o tenista espanhol mostrou força total nesta segunda-feira (19) durante sua estreia no primeiro Grand Slam da temporada. Número 3 do mundo, Rafael Nadal eliminou o russo Mikhail Youzhny por 3 sets a 0, parciais de 6/3, 6/2 e 6/2, no Aberto da Austrália.

Este jogo vai me dar muita confiança daqui para frente”, afirmou Nadal que não disputou o torneio de Doha, no início de janeiro. O tenista espanhol terminou o ano passado cheio de problemas físicos, após uma temporada marcada por dores nas costas e uma operação de apendicite.

No entanto, Nadal precisou de apenas 1h50 para despachar o russo, considerado um bom adversário para avaliar esse retorno dele à Red Lover Arena, quadra principal do torneio. Nadal disputou e perdeu a final do Aberto na Austrália de 2014 para o suíço Stanislas Wawrinka.

Mais rápido que o espanhol na estreia até agora, apenas o búlgaro Grigor Dimitrov, considerado um dos outsiders do torneio. Ele eliminou o alemão Dustin Brown por 3 sets a 0 (6/2,6/3 e 6/2) em apenas 1h09.

O britânico Andy Murray, o tcheco Tomas Berdych e o francês Richard Gasquet foram outros tenistas que venceram e passaram para a segunda rodada do Australian Open.

Surpresas no torneio feminino

No torneio feminino, várias surpresas nesta primeira rodada do Grand Slam. A maior delas foi a desclassificação da sérvia Ana Ivanovic, cabeça-de-chave número 5 do torneio. Ela foi a grande decepção desta segunda-feira ensolarada em Melbourne, ao deixar o torneio logo na sua estreia após a derrota de 2 a 1 (1/6, 6/3 e 6/2) para a tcheca Lucie Hradecka, jogadora de número 142 do ranking da WTA.

“É muito decepcionante, provavelmente a pior coisa que me aconteceu. Apesar de tudo, o ano está apenas começando. Devo analisar o que me faltou e o que fazer para melhor jogar este tipo de competição”, avaliou a sérvia, que chegou às quartas-de-final do torneio no ano passado.

Outra experiente do tenista do circuito, a russa Svetlana Kuznetsova, também disse adeus ao perder para a francesa Caroline Garcia. E a alemã Angelique Kerber, cabeça-de-chave número 9, também deixa o torneio de simples, eliminada pela romena Irina Begu.

A romena Simona Halep e a italiana Sara Errani foram algumas das atletas que venceram e seguem adiante no Australian Open. (Com RFI)

apoio_04