Avião da AirAsia subiu rápido demais antes de cair, afirma governo indonésio

airasia_01Declaração estranha – Ministro dos Transportes da Indonésia, Ignasius Jonan afirmou nesta terça-feira (20) que o Airbus A320-200 da AirAsia que caiu no mar com 162 pessoas a bordo, em 28 de dezembro passado, teria subido a uma velocidade excessiva e depois parou, antes de cair.

“Nos últimos minutos, o avião subiu a uma velocidade superior à normal e depois parou”, declarou Ignasius Jonan, citando dados dos radares. De acordo com o ministro, a velocidade vertical era de 6 mil pés (1.800 metros) por minuto, quando o normal é entre mil e 2 mil pés por minuto. A velocidade máxima de voo do A320 é, segundo a fabricante,

Jonan não soube explicar os motivos que levaram o avião a subir tão rápido, mas afirmou que a aeronave não é concebida para alcançar velocidade vertical tão elevada. Uma ascensão excessivamente rápida pode causar perda de sustentação, movimento conhecido no universo da aviação como estol. Uma aeronave em situação de estol não está voando, mas caindo.

As equipes de resgate recuperaram as caixas pretas – o gravador de voz da cabine e o gravador de dados do voo – do Airbus 320-200, que estão sendo analisadas. Até agora foram recuperados 53 corpos.

O voo QZ8501 da AirAsia caiu no Mar de Java no final de 2014, em condições atmosféricas adversas, quando voava entre a cidade indonésia de Surabaia e Singapura.

Momentos antes de a aeronave desaparecer dos radares, o piloto pediu autorização à torre de controle para voar mais alto como forma de evitar problemas climáticos. Os controladores demoraram a responder e o avião despencou sobre o mar, o que pode ter levado o governo da Indonésia a afirmar que a aeronave voava em velocidade alta. Afinal, indenizar as famílias de 162 vítimas não é um custo que qualquer governo absorva com tranquilidade. O melhor é deixar a conta para as companhias seguradoras.

apoio_04