Profanadas 200 sepulturas de cemitério judaico na Alsácia, leste da França

(Bertrand Guay - AFP)
(Bertrand Guay – AFP)
Ameaça constante – Desconhecidos profanaram cerca de 200 túmulos em um cemitério judaico na localidade de Sarre-Union, no leste da França. Ao divulgar a ocorrência, no domingo (15), o ministro francês do Interior, Bernard Cazeneuve, disse “condenar com a maior severidade esse ato abominável”.

“A República não vai tolerar essa nova violação dos valores partilhados pelos franceses”, assegurou. Sarre-Union se localiza no departamento do Baixo Reno (Bas-Rhin), na região da Alsácia, próxima à fronteira com a Alemanha.

O primeiro-ministro Manuel Valls igualmente censurou a profanação das sepulturas como “um ato vergonhoso e antissemita”, assegurando que Paris tudo fará para punir os responsáveis. Também o presidente François Hollande manifestou-se indignado.

Netanyahu reitera convite à emigração

Nos últimos anos, aumentou sensivelmente a frequência dos ataques de fundo antissemita no país, fato que tem levado parte dos judeus da França a considerar a emigração. Estimada entre 500 mil e 600 mil membros, comunidade judaica francesa é a maior da Europa.

Coincidentemente, neste domingo, em reação ao assassinato de um jovem judeu em Copenhague, o primeiro-ministro israelense, Benjamim Netanyahu, havia reiterado o convite à população judaica da Europa para emigrar para seu país, que é “o seu lar”.

O premiê já fizera um apelo semelhante após os atentados de motivação fundamentalista islâmica em janeiro, contra a sede do jornal satírico Charlie Hebdo e um supermercado kosher em Paris. Em março de 2012, um muçulmano radical também invadiu uma escola judaica em Toulouse, no sul da França, matando três alunos e um professor. (Com agências internacionais)

apoio_04