Mourinho se diz “envergonhado” por comportamento racista de torcedores do Chelsea em Paris

(Christian Hartmann - Reuters)
(Christian Hartmann – Reuters)
Sem explicação – O técnico José Mourinho declarou nesta sexta-feira (20) ter se sentido “envergonhado” com os insultos racistas feitos por torcedores do Chelsea em Paris, onde empurraram um passageiro negro para fora de um vagão do metrô. O treinador espera que a vítima aceite o convite para assistir a um jogo no Stamford Bridge, para ver que esse tipo de comportamento não reflete o que o Chelsea é “realmente”.

O homem, identificado apenas como Souleymane S., prestou queixa à polícia francesa sobre o incidente. Os torcedores o impediram de entrar no vagão onde estavam e gritaram “nós somos racistas”. As agressões ocorreram na terça-feira (17), na estação de metrô Richelieu-Drouot, antes do jogo entre o Paris Saint-Germain e o Chelsea, pela Liga dos Campeões.

“Nós sentimos vergonha, mas talvez não devêssemos, porque eu me recuso a ser relacionado com essas pessoas. Eu deixei o Chelsea em 2007 e não podia esperar para voltar, mas não é por causa de pessoas tão infelizes que eu quis voltar”, disse Mourinho.

A equipe inglesa suspendeu três torcedores flagrados em um vídeo durante o incidente e disse que estava colaborando com as polícias britânica e francesa para identificar outras pessoas envolvidas. O clube convidou Souleymane e sua família para assistirem à partida de volta do confronto com o PSG, em março.

Convite para Londres

“Eu acho que ele iria assistir não só à partida, mas iria sentir o que é o Chelsea realmente. Por enquanto ele tem a ideia errada do que é o Chelsea”, afirmou Mourinho a jornalistas. “Ele iria sentir que as pessoas que fizeram essa ação a ele não são o Chelsea. O Chelsea é o dono, a diretoria, o técnico, os jogadores, as pessoas que trabalham aqui, e também é a verdadeira torcida do Chelsea”, acrescentou o técnico.

O dono do clube, Roman Abramovich, declarou estar aborrecido com o incidente e que iria suspender para sempre qualquer torcedor que tenha participado dos insultos. Já Mourinho destacou que o time é marcado por ser multicultural. “Sempre foi uma equipe com grandes princípios de igualdade e não só sobre raça, mas também sobre religião, sobre tudo”, ressaltou o técnico português. “A equipe reagiu da mesma maneira que eu, com desapontamento, mas sempre com o sentimento de que não pertencemos a essas pessoas e elas não pertencem a nós”, completou.

O clube disse nesta sexta-feira que mais suspensões podem acontecer conforme as investigações avançam, mas não adiantou mais nomes de torcedores envolvidos no episódio. (Com RFI)

apoio_04