Caiado anuncia apoio do Democratas às demandas dos caminhoneiros, que protestam em Brasília

ronaldo_caiado_17Força extra – Líder do Democratas no Senado Federal, Ronaldo Caiado (GO) anunciou nesta terça-feira (3) que o partido é favorável à lista de demandas dos caminhoneiros de todo o País que se encontram em greve devido ao aumento do preço do óleo diesel e outras medidas desfavoráveis à categoria. A legenda deve entrar em obstrução na pauta do plenário no Senado para que o Congresso Nacional aja em favor de uma solução urgente para o impasse, cuja continuidade prejudicará a economia brasileira.

“Somos favoráveis aos caminhoneiros pois a indignação com a maneira com a qual o governo tem colocado sua crise financeira no colo do contribuinte é geral. Vamos fazer obstrução da pauta no sentido que o Congresso possa rever o reajuste da tabela, a revogação do aumento de 27 centavos sobre o preço do combustível e a alta do PIS/Cofins sobre o combustível”, destacou o líder democrata.

O senador esteve reunido na manhã deste terça-feira com a Frente Parlamentar da Agricultura (FPA) para debater o tema que deve ser encarado como prioridade na agenda de trabalho do grupo. Caiado comprometeu-se a defender o aprofundamento das discussões sobre o tema no plenário do Senado, bem como a posição da Frente em defesa do setor.

“O caminhoneiro está sendo o primeiro a receber a conta, mas não é o único. A crise que se agrava com o aumento dos combustíveis e dos impostos tem e deve ter ainda mais impacto em todos os setores da economia. Por isso a simpatia com a qual a população tem demonstrado diante do grito de socorro deste setor. É preciso sensibilidade para entender que o aumento do PIS/Cofins sobre o diesel, por exemplo, é um sacrifício para o transportador autônomo e para as empresas de transportes”, comentou.

Muito além das válidas reivindicações dos caminhoneiros, que cruzam as rodovias brasileiras transportando o progresso e a viabilização de uma economia que enfrenta grave crise, a intransigência do governo petista de Dilma Vana Rousseff confirma o estrago provocado pela roubalheira no caixa da Petrobras. A cotação do petróleo está em queda no mercado internacional, o que tem levado alguns países a reduzirem os preços dos combustíveis, mas no Brasil a situação é inversa por conta da fragilidade das contas da estatal.

Durante anos a fio, por causa da irresponsabilidade do governo do então presidente Lula, cenário que continuou na era Dilma, a Petrobras foi obrigada a importar gasolina para dar atender à demanda interna. Esse processo se deu na esteira da venda da gasolina a preços subsidiados, como forma de não impulsionar ainda mais a inflação.

No momento em que a redução do preço do óleo diesel atenderia à principal reivindicação dos caminhoneiros e não acionaria a cascata inflacionária, o Palácio do Planalto, por mero capricho, ignora os apelos dos trabalhadores e insiste em manter o jogo duro e obtuso, apenas porque Dilma não pode adicionar mais uma derrota ao histórico do seu novo e desacreditado governo.

apoio_04