“Estado Islâmico” destrói cidade assíria no Iraque; Unesco fala em “crime de guerra”

iraque_estadoislamico_02Camisa de força – Combatentes da milícia radical “Estado Islâmico” (EI) saquearam e destruíram a antiga cidade assíria de Nimrud, no norte do Iraque, afirmou o governo local nesta quinta-feira (5).

“O EI atacou a cidade histórica de Nimrud e a demoliu com veículos pesados, apropriando-se das atrações arqueológicas datadas de treze séculos antes de Cristo”, declarou o Ministério de Turismo e Antiguidades do Iraque em página oficial no Facebook.

A destruição de Nimrud veio uma semana após os radicais islâmicos terem divulgado um vídeo mostrando a destruição de antigas estátuas assírias na cidade de Mossul, segunda maior cidade do Iraque e principal bastião do “Estado Islâmico”.

Uma autoridade iraquiana informou que a destruição em Nimrud teve início logo após as orações do meio-dia desta quinta-feira. “Até agora, não sabemos até que ponto a cidade foi destruída”, disse a autoridade, que preferiu permanecer no anonimato.

Fundada no século 13 a.C, Nimrud é uma das joias da era assíria. A cidade situada às margens do rio Tigre fica a cerca de 30 quilômetros a sudeste de Mossul, sob controle dos insurgentes desde junho do ano passado.

O ataque provocou consternação e alarme, com alguns arqueólogos e especialistas em patrimônio histórico comparando o fato à demolição dos Budas Gigantes de Bamiyan pelos talibãs, em 2001.

“Sinto muito em dizer que todos esperavam por isso. O plano deles é destruir o patrimônio histórico iraquiano, um lugar de cada vez”, disse Abdulamir Hamdani, arqueólogo iraquiano da Universidade Stony Brook em Nova York. “Hatra certamente vai ser a próxima”, acrescentou, referindo-se à cidade com mais de 2 mil anos de história e Patrimônio da Humanidade da Unesco na província de Nínive.

Após os recentes incidentes em Mossul, Irina Bokova, diretora-geral da Unesco, pediu uma reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas e apelou ao Tribunal Penal Internacional para observar a destruição no museu da cidade.

O diretor da Unesco no Iraque, Axel Plathe, chamou a destruição desta quinta-feira em Nimrud de “mais um ataque apavorante ao patrimônio iraquiano”. (Com agências internacionais)

apoio_04