Franquias são responsáveis por cerca de 17% dos empregos formais do país

franquias_01Milagre da multiplicação – De acordo com balanço divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2014 as franquias criaram 61.178 vagas com carteira assinada, 6,5% a mais que no ano anterior. O número representa 17% do total de empregos formais gerados no ano passado. A alta do faturamento é considerada a responsável pelo aumento das ocupações.

Mesmo com a fragilidade da economia brasileira no ano passado, a receita das franquias cresceu 7,7%, passando de R$ 118 bilhões para R$ 127 bilhões. Cristina Franco, presidente da ABF, afirmou na apresentação do balanço: “O franchising é uma indústria promissora, nos momentos bons e nos difíceis”.

“Em 2013 superamos pela primeira vez os Estados Unidos em número de marcas”, afirma Ricardo Camargo, diretor executivo da entidade. Segundo dados de 2013, das marcas em operação no Brasil, 92,4% são genuinamente brasileiras, sendo que, deste total 4,8% (121 marcas) operam também no exterior.

A quantidade de marcas que passaram a operar nesta modalidade também avançou de 2.703 para 2.942. O Brasil se manteve como o quarto maior mercado do mundo nessa área, atrás de China, Estados Unidos e Coreia do Sul.

“Ao comparar o número de unidades do Brasil com os demais países listados nesse ranking, fica evidente o potencial de crescimento que ainda temos em nosso país”, disse Camargo, diretor executivo da entidade. Segundo a associação, ainda há uma grande concentração de unidades na região Sudeste, porém, nos últimos anos, as redes têm investido mais no interior e fora do eixo Rio-São Paulo.

O diretor executivo afirma ainda: “A ABF por meio de parceria com a administração pública, com o Sebrae e também com os Shopping Centers tem divulgado o potencial de negócios dessas regiões e incentivado as redes a aproveitarem essas oportunidades”. O franchising é responsável hoje por levar marcas e serviços para o interior do Brasil, com forte abrangência e capilaridade. Vale ressaltar que o franchising está presente em todos os municípios brasileiros com mais de 40 mil habitantes.

Além de gerar postos de trabalho, o franchising é responsável por grande parcela do primeiro emprego. As redes dão oportunidade, principalmente, aos jovens e investem pesado em programas de treinamento e capacitação profissional. “A natureza do franchising é a transmissão de know how e tecnologia e, portanto, o treinamento é um dos pilares desse modelo de negócios”, finaliza Ricardo Camargo. (Por Danielle Cabral Távora, com informações do Terra e do Canal do Empreendedor)

apoio_04