Inaugurada na Holanda a primeira ciclovia solar do planeta

solar_road_01Pedal inovador – “O caminho do futuro e o caminho para o futuro”. Assim foi apresentada a ciclovia solar, inaugurada na cidade de Krommenie, na Holanda. SolaRoad é a primeira ciclovia solar do planeta e foi apresentada no início de 2015.

A tecnologia não é só o que chama a atenção. Vai muito além disso! A ciclovia beneficia a população e o sistema público municipal de seu entorno.

Ela foi construída, em todo seu trajeto,com painéis de concreto com células fotovoltaicas cobertas com vidro temperado, e atualmente tem 70 metros de extensão. Ao receberam a incidência da luz solar, os painéis iniciam a geração de energia que é direcionada aos mais variados usos no entorno.

Vale ressaltar que há outras iniciativas anteriores que seguem a mesma ideia, porém se diferenciam pelos materiais utilizados.

Uma dessas iniciativas é a Starpath, em Cambridge. Implantada em meio ao parque Christ’s Pieces, a pista tem uma pintura que armazena os raios ultravioletas durante o dia para emiti-los à noite.

Outro exemplo é a SolarRoadways, que foi idealizada para cidades que são atingidas por nevascas, pois a ciclovia transforma a energia solar em calor para derreter a neve e liberar o caminho para os ciclistas.

Segundo artigo do CityLab, apesar de inovadora, a nova ciclovia holandesa possui alguns inconvenientes: o alto custo de implementação, visto que quando estiver pronta em 2016 ela terá gasto US$3,7 milhões em 100 metros, e a orientação das células fotovoltaicas que, por não poderem se voltar para melhor receber os raios solares, apresentam baixa eficiência.

Entretanto, o fato da primeira etapa desta ciclovia, com apenas 70 metros, gerar energia para três casas, o sistema públicos de iluminação, o monitoramento de tráfego e os carros elétricos, supera, de longe, qualquer desvantagem. (Por Danielle Cabral Távora)

apoio_04