Oposição aciona o MPF para pedir bloqueio de bens e apreensão do passaporte de Vaccari

joao_vaccari_04Ponto de fuga – Integrante da CPI da Petrobras da Câmara dos Deputados, Eliziane Gama (PPS-MA) enviará na manhã de quarta-feira (18) representação ao Ministério Público Federal no Paraná para que o órgão requeira o bloqueio de bens do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, denunciado na última sexta-feira (13) por corrupção e lavagem de dinheiro no âmbito da investigação da Operação Lava-Jato, que desmontou um esquema de corrupção bilionário que durante dez anos sangrou os cofres da Petrobras.

A deputada federal pede também que o MPF solicite ao Judiciário a apreensão do passaporte do tesoureiro petista, assim como ocorreu com outros envolvidos no Petrolão. O objetivo é evitar eventual fuga do denunciado, bem como transferências de bens móveis e imóveis para terceiros.

“Já existem indícios veementes para a decretação de sequestro de bens adquiridos pelos denunciados com os proventos da infração penal”, sustenta a deputada do PPS, no documento.

Um destes indícios, sustenta Eliziane Gama, tem fundamentação baseada em depoimento, a partir de delação premiada proposta pelo vice-presidente da Camargo Corrêa, Eduardo Hermelino Leite. Conhecido na quadrilha do Petrolão como “leitoso”, o executivo revelou às autoridades que o tesoureiro do PT exigiu doação de mais de R$ 10 milhões ao PT a título de propinas atrasadas da Diretoria de Serviços. A suspeita é de que Vaccari comandava o esquema de corrupção a partir da Petrobras.

“Há evidências de que os esquemas estabelecidos no seio da Petrobrás serviam a partidos políticos e a projetos pessoais de enriquecimento ilícito de detentores de cargos públicos, inclusive dele próprio (Vaccari)”, destaca outro trecho da representação.

A situação do Partido dos Trabalhadores diante do indiciamento de João Vaccari Neto avançou na seara do desconforto, o que explica a decisão da legenda de entregar a cabeça do tesoureiro, como forma de salvar a agremiação e alguns dos “companheiros” que são investigados pelo Supremo Tribunal Federal a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

apoio_04