Irã e ocidentais suspendem negociações sobre programa nuclear por alguns dias

(Brian Snyder - Reuters)
(Brian Snyder – Reuters)
Pausa para a meditação – Nesta sexta-feira (20), na cidade suíça de Lausanne, foi anunciado que as discussões sobre o programa nuclear iraniano foram interrompidas por alguns dias. A delegação do Irã regressou a Teerã para consultas e deve voltar à mesa de negociações na próxima quarta-feira (25). O prazo final para um acordo foi fixado para 31 de março.

As discussões foram suspensas por alguns dias, porém, as articulações continuam intensas.

Se os iranianos vão utilizar essa pausa para dissertar, o mesmo deve acontecer do lado ocidental. O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, encontra no sábado (21), em Londres, os ministros das Relações Exteriores da França, Alemanha e Reino Unido. Kerry já conversou com os representantes da China e da Rússia.

“Temos um pouco mais de tempo do que o previsto para avançar”, declarou o presidente François Hollande, em Bruxelas. Hollande anunciou que terá uma conversa telefônica com o presidente norte-americano Barack Obama sobre a questão.

Prazo chegando ao fim

As partes envolvidas fixaram o dia 31 de março como prazo final para a assinatura de um acordo de princípio sobre o enquadramento do programa nuclear iraniano, com o objetivo de encontrar uma solução definitiva para o contencioso até o mês de junho.

As negociações atuais esperam encontrar um compromisso satisfatório para os dois lados: o Irã poderia continuar sua atividade nuclear com fins civis, mas seria enquadrado por diversas restrições que o impediriam de construir uma bomba atômica.

Nenhum avanço foi anunciado desde o início desta semana, quando as conversas foram retomadas em Lausanne. O principal ponto de bloqueio seria a intenção do Irã de prosseguir sem restrições seus programas de enriquecimento de urânio e de desenvolvimento de centrífugas e máquinas destinadas a purificar e enriquecer urânio. (Com RFI)

apoio_04