Brasília: Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional promove concerto pela paz

orquestra_teatronacional_01Música de qualidade – Reforçando seus laços com diversos países, a Orquestra Sinfônica do Tetro Nacional Claudio Santoro (Ostncs), em Brasília, promoverá nesta terça (24), às 20h, uma noite em homenagem ao povo salvadorenho. Batizada de “Concerto pela Paz, a Vida e a Justiça em El Salvador”, a noite celebrará a retomada da democracia e de melhores condições de vida para o povo salvadorenho.

Realizado no Auditório Planalto, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, o concerto terá no programa peças do tcheco Antonín Dvorák, do alemão Robert Schumann e do brasileiro Heitor Villa-Lobos. O jovem violonista Victor Santana será o solista da apresentação.

De Dvorák, será executada a Serenata Op.44, para Sopros, Violoncelos e Contrabaixos, peça em estilo eslavo (composta antes das Danças Eslavas), que resgata a atmosfera dos concertos em antigos castelos. Em sua sonoridade, há toques de marchas, polcas e danças folclóricas europeias.

Schumann será representado pela Sinfonia nº 2, a terceira concluída por ele, já enfrentando manifestações dos distúrbios psiquiátricos que o levariam à morte. Ao tornar-se célebre, a peça chamava atenção por seu teor metafísico e por refletir sua batalha contra o estado de melancolia que o rondava, variando entre estados de contenção e euforia.

Representante máximo da música erudita brasileira, Heitor Villa-Lobos será evocado com seu Concerto para Violão e Orquestra. Em 1939, o compositor já tinha uma sólida carreira internacional, e a composição foi um pedido do violonista espanhol Andrés Segovia, considerado o pai do violão erudito moderno. Nesta obra, composta 14 anos após a encomenda de Segovia, Villa sintetiza sua rica produção para violões.

Morador de Sobradinho e com apenas 24 anos, o jovem violonista Victor Santana será o solista da obra de Villa-Lobos. Vencedor de importantes concursos musicais, Santana já fez concertos no exterior e nas principais capitais do país e gravou seu primeiro CD solo em 2013 “A Orquestra valoriza os jovens talentos musicais de Brasília”, afirma o maestro titular da Ostncs Cláudio Cohen, que será o regente do concerto.

Sobre El Salvador

Pequeno país caribenho, localizado na América Central, de colonização espanhola, El Salvador acumula um histórico de ditaduras militares, ações repressivas por parte dos sucessivos governos, uma guerra com a nação vizinha, Honduras, e uma escalada da violência, decorrente da atuação de milícias em seu território. Um acordo de paz, assinado em 1992, deu início a um processo de consolidação da democracia.

A Assembleia Legislativa do país decretou que em 26 de março se comemora o Dia pela Paz, a Vida e a Justiça e o atual presidente do país, Salvador Sánchez Cerén, convidou toda a população para uma marcha em todos os estados do país. As representações diplomáticas de El Salvador farão ações simultâneas mundo afora.

Concerto pela paz, vida e justiça em El Salvador – Orquestra do Teatro Nacional Claudio Santoro

Auditório Planalto (800 lugares) – Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Eixo Monumental, lote 5 – (61) 3214-2744
Terça-feira (24), às 20 horas
Entrada franca

apoio_04