Estudo conclui que filhos de pais fumantes correm quatro vezes mais riscos de sofrer infarto

tabagismo_02Conta cara – Uma pesquisa da Universidade de Turku, na Finlândia, concluiu que filhos de pais fumantes têm quatro vezes mais chance de desenvolver doenças do coração na vida adulta.

De acordo com dados do site do jornal inglês “Daily Mail”, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o resultado é igual mesmo para os pais que tentam manter as crianças longe da fumaça do cigarro.

A pesquisa retirou amostras de sangue de crianças finlandesas em 1980 e 1983. Depois, em 2001 e 2007, foram feitos exames de ultrassom nas artérias carótidas e, por fim, em 2014, os pesquisadores mediram os níveis de nicotina no sangue dos participantes.

Assim, concluíram que 84% das crianças que não tinham pais fumantes também não tinham nenhum traço de nicotina no sangue, enquanto este número caiu para 62% em filhos de um pai fumante. E, em famílias com pai e mãe fumantes, apenas 43% não tinham sinais de nicotina no sangue, ou seja, 57% das crianças possuíam a substância no corpo.

Isso significa que elas têm muito mais chances de terem a artéria carótida – veia que leva oxigênio para cabeça, cérebro e face – obstruída por placas na idade adulta. Estas placas são depósitos de gordura e de células que se acumulam nas paredes da veia e tornam mais difícil a passagem de sangue por ali. Com isso, aumenta as chances de desenvolver aterosclerose que pode resultar em infarto e AVC. (Por Danielle Cabral Távora)

apoio_04