Associação Portuguesa de Desportos tem 139 processos trabalhistas e dívida de R$ 47 milhões

portuguesa_06Momento difícil – O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, em São Paulo, revelou nesta terça-feira (14), que a Associação Portuguesa de Desportos, a Lusa, possui 139 processos trabalhistas na Justiça. Um deles, por exemplo, tem o valor de R$ 47,3 milhões e está na fase de execução.

A ação, de autoria do ex-jogador Tiago de Moraes Barcellos, é a união de outras oito, ou seja, sete que tramitam na Justiça do Trabalho e uma na Justiça comum. Barcellos entrou com processo em 2002 e chegou a um acordo com o clube paulistano em 2008, porém a Lusa pagou apenas metade da dívida e ele foi reaberto.

Vale ressaltar que, para garantir o pagamento da dívida, o TRT-2 penhorou, recentemente, um terreno de aproximadamente 42 mil metros quadrados localizado dentro do Complexo do Canindé, impedindo que a Portuguesa faça qualquer transação financeira com ele.

Além disso, o TRT se posicionou quanto às notícias de que a Lusa está pensando em vender o Canindé. De acordo com o juiz Maurício Marchetti, da 59ª Vara Trabalhista de São Paulo, o estádio está penhorado e será usado para pagar as dívidas trabalhistas.

Ainda segundo o juiz, o terreno é uma garantia de pagamento e gera uma expectativa positiva para os trabalhadores que têm créditos a receber do clube. “Dessa forma, a Justiça consegue proteger os trabalhadores e fazer com que eles, de fato, consigam seus intentos”, ressaltou Maurício Marchetti.

Além da grave crise financeira, a Portuguesa também está na pior na parte esportiva. O clube passou por três rebaixamentos consecutivos, dois no Brasileiro e um no Paulistão deste ano. (Por Danielle Cabral Távora)

apoio_04