Morre em SP, aos 82 anos, o ator e diretor Antônio Abujamra, de “Que Rei Sou Eu?”

antonio_abujamra_01Minuto de silêncio – Ator, dramaturgo e diretor de teatro, Antônio Abujamra morreu nesta terça-feira (28), aos 82 anos, em São Paulo. A causa da morte ainda não foi divulgada. Apresentador do programa “Provocações”, da TV Cultura, o ator era conhecido no meio artístico como Abu e deixa dois filhos e dois netos.

Em seu perfil no Facebook, Abujamra destacava que a irreverência sempre foi um traço marcante das suas encenações, além de um humor crítico em relação a tabus sociais. Nascido em Ourinhos, no interior de São Paulo, em 15 de setembro de 1932, Abujamra cursou Jornalismo e Filosofia no Rio Grande do Sul. Sua carreira teve início em Porto Alegre, onde atuou na peça “Assim é que parece”, produção do teatro amador universitário da capital gaúcha.

Abujamra trabalhou como diretor da extinta TV Tupi. Participou, em 1998, do júri do Festival Mundial de Televisão de Monte Carlo, no principado de Mônaco, como o único convidado latino-americano, ao lado de estrelas do cinema como Claudia Cardinale, Annie Girardot e Yehudi Menuhin.

O trabalho de Abujamra inspirou parentes. Ele tem um filho ator e músico, André Abujamra; além de duas sobrinhas, as atrizes Clarisse Abujamra e Iara Jamra.

Abujamra foi um dos primeiros o Brasil a adotar as técnicas contemporâneas de Bertolt Brecht e Roger Planchon. A figura de Abujamra ficou associada à novela humorística “Que Rei Sou Eu?”, levada ao ar em 1989 pela Rede Globo. Na produção ele interpretava Ravengar, bruxo da corte do reino de Avilan, em 1786, antes da Revolução Francesa.

Desde 6 de agosto de 2000, Antônio Abujamra apresentava o programa Provocações, da TV Cultura, exibido todas as terças-feiras, às 23h30.

apoio_04