Dois terremotos sacodem a região de Papua-Nova Guiné, no Oceano Pacífico

terremoto_02Sinais da natureza – Dois terremotos, de magnitude 7,4 e 5,9 graus na escala Richter, respectivamente, sacudiram, nesta terça-feira (5), a região de Nova Bretanha, ao leste de Papua-Nova Guiné, no Oceano Pacífico. Não há informações, por enquanto, sobre vítimas ou danos materiais.

O hipocentro do primeiro tremor foi identificado a 63 km de profundidade e a 680 km ao nordeste de Port Moresby, a capital de Papua-Nova Guiné, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que mede a atividade sísmica em todo o planeta.

Após os terremotos, o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico emitiu um aviso para eventuais “ondas perigosas” nas costas “situadas a 300 km do epicentro”. À agência de notícias AFP, Johathan Bathgate, sismólogo do instituto australiano de Geociências, confirmou que “existe a possibilidade de um tsunami na zona”.

O USGS situou O segundo tremor foi situado pelo USGS a 64 km de profundidade e 702 km ao nordeste de Port Moresby.

A ilha de Papua-Nova Guiné, cuja metade ocidental pertence à Indonésia, está sobre o chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, região de grande atividade sísmica e vulcânica, sacudida anualmente por mais de 7 mil tremores, a maior parte deles moderados. O último terremoto importante na região, de 7,7 graus de magnitude, ocorreu no dia 30 de março e provocou pequenas ondas, recordou Bathgate.

Em 2013, um terremoto de 8 graus de magnitude provocou dez mortes e destruiu centenas de casas nas Ilhas Salomão. Em 1998, um terremoto de magnitude 7 no mar de Bismarck, no leste de Papua-Nova Guiné, provocou um tsunami que destruiu dezenas de aldeias e matou mais de 2,2 mil pessoas. (Com agências internacionais)

papua_novaguine_03

apoio_04