Em Moscou, ditador Raúl Castro celebra reaproximação com a Rússia

raul_castro_03Velha parceria – O presidente de Cuba, Raúl Castro, reuniu-se nesta quarta-feira (6) com o primeiro-ministro russo, Dimitri Medvedev, em Moscou. Castro, que chegou à capital russa na terça-feira, falou sobre “as perspectivas de aproximação” entre os dois países. Ele é um dos convidados para as comemorações dos 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, que ocorrerão no sábado na Rússia.

A derrota do regime nazista em 1945 também será celebrada em Havana. O presidente cubano é o primeiro a chegar entre os convidados do Kremlin para as celebrações. Essa é a terceira visita oficial do líder à Rússia desde que assumiu a presidência. Na época soviética, Castro esteve 23 vezes no país.

O irmão de Fidel Castro lembrou que nasceu no período em que a Rússia “venceu” a Alemanha. “Eu não poderia não ter vindo”, comentou o presidente. A viagem coincide com a visita do presidente da Duma (Câmara baixa do Parlamento russo), Serguei Narishkin, a Havana.

Medvedev ressaltou a importância da data para os russos. “Quando os nossos caros amigos nos visitam, é ainda melhor”, afirmou o premiê.

Cancelamento da dívida

Castro também celebrará o 55º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas da ilha caribenha com Moscou. Os dois países voltaram a se aproximar nos últimos anos, depois de uma época de distanciamento na década de 1990.

Em 2013, o presidente russo, Vladimir Putin, cancelou 90% da dívida contraída por Havana com Moscou durante o período soviético, equivalente a R$ 97,2 bilhões.

A reunião com Putin está marcada para quinta-feira (7). Um conselheiro do Kremlin indicou que eles abordarão temas relacionados à “política, ao comércio, à cooperação econômica e a problemáticas regionais e internacionais”.

O presidente cubano está acompanhado por seu ministro das Relações Exteriores, Bruno Rodríguez, e pelo comandante das Forças Armadas Revolucionárias, Leopoldo Cintra, segundo um comunicado da diplomacia cubana. (Com RFI)

apoio_04