Fadiga e coceira são também sintomas de doença no fígado também chamada Cirrose Biliar Primária

coceira_01Muita atenção – Coceira, sensação de fadiga, mal estar, entre outros sintomas, são característicos da Cirrose Biliar Primária (CBP). A doença é autoimune e costuma atingir mulheres após os 45 anos.

A faixa etária e os sintomas fazem com que ela seja comumente confundida com a proximidade da menopausa e, como consequência, o diagnóstico é adiado.

Sem dar o diagnóstico correto, podem aparecer sintomas mais graves, como a deficiência de vitaminas, colesterol alto e amarelamento da pele. “Quando estes sintomas aparecem, a doença já está muito avançada”, alerta o hepatologista Raymundo Paraná, da Universidade Federal da Bahia.

Mas, o que é a Cirrose Biliar Primária?A CBP é uma doença que afeta os ductos biliares, responsáveis por levar a bile do fígado ao intestino. A função da bile é digerir gorduras, evitar a decomposição de alguns alimentos e absorver substâncias nutritivas.

“Quando os ductos biliares são agredidos, a bile formada no fígado tem dificuldade de passar e se acumula lá mesmo, agredindo o órgão”, explica o hepatologista.

Vale ressaltar que a pouca presença da bile no intestino dificulta a absorção das vitaminas A, D, E e K. Porém, exames de sangue de rotina alterados podem indicar a presença da doença. (Por Danielle Cabral Távora)

Principais sintomas da CBP:

Fadiga

É o sintoma mais comum (11% a 81% dos casos). De etiologia indefinida, sua intensidade habitualmente é estável e não se correlaciona com a gravidade das lesões histológicas ou com a duração da doença. Associação com sonolência diurna é comum. Diagnóstico diferencial importante deve ser feito com hipotireoidismo, presente em aproximadamente 20% dos casos de CBP.

Prurido

Sintoma mais específico da CBP, presente ao diagnóstico em 20% a 70% dos casos. Constitui o primeiro sintoma da doença em aproximadamente 50% dos casos. Sua etiologia também é indefinida, embora neurotransmissores opioidérgicos e componentes biliares pruritogênicos possam estar implicados. Pode ser localizado (em palmas das mãos ou plantas dos pés) ou difuso e geralmente piora à noite, no leito. Contato com lã, calor e gravidez também podem aumentar sua intensidade. Pode ocasionar privação significativa do sono, depressão e ideação suicida. Não há remissão espontânea do prurido, embora a sua gravidade possa diminuir (ou mesmo desaparecer) nas fases finais da doença, quando se instala a cirrose e insuficiência hepática terminal.

Outros sintomas

– síndrome Sicca (xeroftalmia, xerostomia, xerodermia, secura vaginal; 40 a 65%);
– déficit cognitivo (prejuízo da memória e da concentração; 25%);
– artralgias (15% a 20%);
– desconforto ou dor em hipocôndrio direito (10%);
– síndrome de Sjögren ± síndrome CREST (Calcinose cut®nea, fenômeno de Raynaud, dismotilidade Esofágica, eSclerodactilia e Telangiectasias (5% a 15%).

apoio_04