Com inflação alta e PIB negativo, BC escancara o desastre provocado por Dilma na economia

crise_22Ladeira abaixo – A cada semana surge no País uma nova conformação sobre o fracasso da política econômica adotada por Dilma Vana Rousseff, a presidente, durante os quatro anos do seu primeiro mandato. Dona de incompetência atroz, Dilma tem sido estocada pelas previsões do mercado financeiro, que na última semana foi mais uma vez consultado sobre os rumos da economia nacional nos próximos meses.

De acordo com o Boletim Focus, do Banco Central, que ouviu economistas de cem instituições financeiras em atividade no Brasil, o índice nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, deve fechar o ano na marca de 8,29%, muito acima dos 6,5% do teto do programa de metas instituído pelo governo federal. Na semana anterior, a previsão era de que o principal fantasma da economia chegaria em 31 de dezembro na casa de 8,26%.

A estimativa divulgada pelo Boletim Focus traz a reboque a quarta alta seguida do IPCA. Caso a previsão do mercado para a inflação de 2015 (de 8,29%) seja confirmada, o Brasil estará diante do maior IPCA desde 2003, quando o índice bateu na casa de 9,3%. Tal cenário que mostra que o governo petista de Dilma Rousseff continua sendo ineficiente na adoção de medidas para reverter a grave crise econômica que chacoalha o País em todos os seus rincões.

Enquanto o governo vive às voltas com a inflação oficial, o brasileiro enfrenta no cotidiano a inflação real, aquela que com muito mais voracidade impulsiona o quadro caótico em que o salário do trabalhador acaba e o mês continua.

A tragédia patrocinada pelos petistas na economia foi tamanha, que a inflação real já passou da marca de 20% ao ano. O que fez com que os consumidores mudassem os hábitos de consumo, reduzissem drasticamente as compras e passassem a queimar as economias. Prova disso está no aumento dos saques na caderneta de poupança.

Considerando o dito popular da “desgraça pouca é bobagem”, a previsão para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2015 saltou de retração de 1,18%, na última semana, para 1,20%, de acordo com o BC. Foi a quarta previsão negativa seguida para o PIB. Se a aposta dos especialistas for confirmada, a economia brasileira terá o pior resultado em 25 anos, ou seja, desde 1990, quando o PI registrou recuou de 4,35%.

apoio_04