Representantes de EUA e Rússia se reúnem em Sochi para discutir crise ucraniana

john_kerry_19Jogo de cena – De acordo com informações de agências de notícias russas, o ministro e Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov (à direita na foto), e o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, se reunirão na terça-feira (12) no balneário russo de Sochi, no Mar Negro. Os representantes dos dois países discutirão sobre a crise na Ucrânia, assim como outros conflitos, entre os quais os do Iêmen e da Síria, e ainda o acordo nuclear com o Irã.

Com o atual momento de tensão entre ambas as partes por conta da crise ucraniana, a reunião entre os chefes das diplomacias da Rússia e EUA não foi confirmada oficialmente. Apesar disso, fontes diplomáticas russas asseguram o encontro

“Na ordem do dia das negociações de amanhã estão a situação na Ucrânia, Iêmen, Síria e no Irã. Nós nunca nos fechamos para estas conversas, ao contrário, mantemos um diálogo muito ativo sobre estas questões”, afirmou uma fonte citada pela agência “RIA Novosti”.

O diplomata acrescentou que, embora Moscou considere de grande importância o encontro, não espera resultados concretos. “(Kerry) muitas vezes cancelou a visita, e finalmente vai vir… Esta visita foi sendo adiada por sua iniciativa”, ressaltou a fonte.

Vale ressaltar que a crise da Ucrânia deteriorou as relações entre Rússia e Ocidente, que acusa Moscou de apoiar militarmente os separatistas do leste após ter anexado a Península da Crimeia.

A chanceler alemã, Angela Merkel, que se reuniu com o presidente russo, Vladimir Putin, no último domingo, em Moscou, acusou os rebeldes de não cumprirem o cessar-fogo assinado há dois meses em Minsk. Por sua vez, Putin acusou as autoridades ucranianas de bloquear economicamente as regiões rebeldes, e reiterou a posição russa de que a mudança de poder em Kiev em fevereiro de 2014 foi um golpe de Estado que o Ocidente encorajou.

Há dias, o porta-voz do Kremlin, DmitriPeskov, afirmou que não excluía uma reunião entre Putin e Kerry em Sochi se fosse confirmada a visita do secretário de Estado americano.Ontem foi informado que após a conclusão em Moscou das celebrações pelo 70° aniversário da vitória sobre a Alemanha nazista na 2.ª Guerra, o presidente russo viajaria para Sochi, onde ficará durante toda semana. (Por Danielle Cabral Távora)

apoio_04