Delator do Mensalão do PT, Roberto Jefferson cumprirá prisão domiciliar e já marca casamento

(Foto: Wilton Junior - AE)
(Foto: Wilton Junior – AE)
Olho da rua – Nesta sexta-feira (15), o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou Roberto Jefferson, condenado a sete anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo do “Mensalão do PT”, esquema de corrupção na época do governo do ex-presidente Lula, a cumprir prisão domiciliar. O ex-deputado federal foi preso em fevereiro de 2014 e cumpria a pena estabelecida pelo STF no Instituto Penal Francisco Spargoli, em Niterói (RJ).

Previsto na Lei de Execução Penal (LEP), o presidente de honra do PTB ganhou o benefício por ter cumprido um sexto da pena em regime inicial semiaberto, com desconto dos dias trabalhados em um escritório de advocacia. Ele não precisará se recolher ao presídio nem usar tornozeleira eletrônica. Poderá ficar em casa e estará proibido de frequentar bares, portar armas e consumir bebidas alcoólicas e entorpecentes.

Aliviado com a possibilidade de prisão domiciliar, Jefferson marcou para o próximo dia 29 de maio seu casamento com Ana, sua companheira de 10 anos, os momentos mais conturbados de sua vida. A festa acontecerá em Três Rios, cidade do Sul do Rio de Janeiro, onde o ex-deputado mantém uma casa. A lista de convidados, repleta de políticos, já passa de 200 nomes.

De acordo com o seu advogado, Marcos Pinheiro de Lemos, a decisão deve ser informada pelo STF à Vara de Execuções Penais do Rio, que então deve emitir o alvará de soltura. “Estou empenhado nisso. Espero resolver esse trâmite ainda hoje (sexta) ou no mais tardar amanhã (sábado)”, afirmou o defensor.

Quando liberado, Roberto Jefferson possivelmente continuará morando no Rio de Janeiro e trabalhando no escritório de advocacia. (Por Danielle Cabral Távora)

apoio_04