Crise econômica: juro do cheque especial sobe para 226% ao ano, a maior taxa em 20 anos

cheque_especial_01Chama o ladrão – A taxa média de juros no crédito livre para pessoa física subiu para 56,1% no mês passado. Com essa alta, a taxa passa a ser a maior da série iniciada em março de 2011. Em março, havia sido de 54,4%. Para o crédito pessoal, a taxa total subiu para 48,4% em abril. No caso de consignado, a taxa passou para 26,9% de março para abril e, nas demais linhas, para 113,3%. No caso de aquisição de veículos para pessoas físicas, os juros foram de 24,6% em abril.

Para pessoa jurídica, houve elevação de 26,5% para 26,6% de março para abril. Na média entre as operações de crédito livre para pessoas físicas e jurídicas, a taxa subiu de 40,9% ao ano em março para 41,8% ao ano em abril, a maior da série. No primeiro quadrimestre deste ano, a taxa subiu 4,5 pontos porcentuais, já que em dezembro de 2014 estava em 37,3% ao ano. Em 12 meses, a alta é de 5,4 pp.

A taxa média de juros no crédito total, que também inclui as operações direcionadas, subiu de 25,9% em março para 26,4% em abril.

Alexandre Tombini, presidente do Banco Central (BC), afirmou na terça-feira, 26, que as altas dos juros do rotativo do cartão de crédito são algo que a instituição sempre acompanha e que “vai se debruçar”. Hoje, a modalidade, que representa o valor que sobra depois do pagamento mínimo exigido pela operadora, é a que possui a maior taxa de juros do sistema.

O presidente do BC revelou que as taxas desse tipo são elevadas, porém ponderou que o Brasil possui um tipo de parcelamento que não existe em outros países, com o pagamento parcelado sem juros. Desse modo, a empresa recebe o valor no momento da compra e o consumidor paga parcelado à operadora do cartão.

O spread bancário médio no crédito livre – diferença entre a taxa de juros que os bancos cobram nos empréstimos e quanto remuneram o investidor na captação de recursos – subiu de 28,2 pontos porcentuais em março para 29,3 pp em abril. O spread médio da pessoa física no crédito livre passou de 41,4 pp para 43,3 pp. Para pessoa jurídica, o spread médio avançou de 14,1 pp para 14,5 pp no período.

A taxa de inadimplência no crédito livre ficou em 4,6% em abril ante 4,4% de março. Para pessoa física, passou de 5,2% para 5,3% na comparação mensal. Para as empresas, subiu de 3,7% para 3,9% de um mês para o outro. No cartão de crédito, avançou de 6,7% para 7,1% na mesma comparação. (Por Danielle Cabral Távora)

apoio_04