Mais de mil pessoas já morreram na Índia devido ao calor, governo sugere cuidados

india_04Temperatura alta – De acordo com a BBC, nas últimas semanas mais de mil pessoas morreram devido à forte onda de calor que atinge os Estados de Telangana e Andhra Pradesh, no sudeste da Índia.

O estado mais afetado é Andhra Pradesh. Segundo a porta-voz do departamento de Gestão de Desastres da região, Tulsi Rani, faleceram 884 pessoas, sobretudo nos distritos litorâneos de Guntur e Visakhaptnam.

Sa’adahBhargavi, porta-voz do departamento de Gestão de Desastres de Telangana, outro Estado afetado, revelou que o número de pessoas que morreram na região por causas relacionadas com as altas temperaturas é de 266.

De acordo com B. R. Meena, membro da seção de Desastres de Telangana, a maioria dos mortos na região estavam na rua durante as horas mais calorosas do dia e muitos eram trabalhadores que morreram desidratados.

As autoridades iniciaram campanhas para conscientizar a população sobre a necessidade de se hidratar e procurar ficar em casa nos momentos de maior intensidade do calor, porém as informações não chegam às parcelas mais pobres das regiões afetadas.

Muitos dos mortos são mendigos e sem-teto, além de idosos, que desidratam com mais velocidade. O governo de Andhra Pradesh anunciou compensações equivalentes a US$ 1,5 mil (R$ 4,5 mil) para as famílias dos falecidos.

Segundo o centro meteorológico de Hyderabad, capital de Telangana, a onda de calor que afeta a Índia ocorre por causa da confluência de uma massa de ar seco do noroeste e uma área de pressão atmosférica relativamente baixa no leste. O jornal indiano “First Post” publicou que os estados orientais de Bengala e Odisha também sofrem os efeitos do calor e pelo menos 36 pessoas morreram.

As temperaturas dispararam em toda a Índia na última semana, sobretudo na faixa que cruza o país do noroeste a leste, onde foram registradas temperaturas médias acima dos 40 graus centígrados, com picos que atingiram os 49 graus.

O governo e os meteorologistas torcem para a chegada das chuvas de monção para começar a baixar os termômetros e umedecer o ar seco. Entretanto, as chuvas não estão previstas para os próximos dias. (Por Danielle Cabral Távora)

apoio_04