Tempo frio e seco podem desencadear doenças respiratórias, comuns nessa época do ano

rinite_01Muito cuidado – Nesta época do ano, cidades principalmente nas regiões sul e sudeste, como São Paulo, têm um clima frio e seco. Essa combinação leva à ardência nos olhos e à sensação de garganta e nariz secos devido à baixa umidade do ar.

Além disso, a poluição do ar é um agravante, visto que reduz a capacidade do nariz de filtrar o ar que respiramos. O grau de poluição pode ser alto a ponto de exceder o filtro nasal, entrando nas vias aéreas substâncias que nos fazem mal.

Todo o revestimento das cavidades nasais até os pulmões é feito por cílios e uma camada de muco que, em conjunto, retêm partículas estranhas ao organismo e se encarregam de eliminá-las. Quando o ar inspirado está muito seco, o muco fica espesso e os cílios ficam paralisados. A função de filtro e umidificação do nariz é prejudicada, o que nos deixa mais suscetíveis a infecções como as sinusites e nos expõe a substâncias que podem causar alergias.

O ar condicionado também é um grande vilão, já que resseca ainda mais o ar. Além disso, o aparelho possui um filtro que deve ser limpo regularmente, a fim de barrar partículas de sujeira do ambiente externo. Se o filtro não for limpo ou trocado com regularidade, o que acontece na maioria dos casos, essas partículas são lançadas no ambiente, aumentando o risco de irritação.

Se o nariz não consegue exercer sua função de filtro e de umidificador do ar, este ar que inspiramos carrega partículas de poeira e alérgenos para dentro da via respiratória. Os alérgenos, como os ácaros, podem desencadear crises de alergia.

Nas crises de rinite, o nariz fica congesto e produz muita coriza na tentativa de “expulsar” o que pode ser prejudicial ao organismo, podendo evoluir para uma crise de asma se a pessoa for predisposta, causando falta de ar e chiado.

Além dos quadros alérgicos, aumentam as infecções respiratórias. Especialmente nesta época do ano, os prontos-socorros ficam lotados de pessoas com quadros de sinusites, otites e pneumonias. Os principais sintomas de uma infecção são persistentes, como tosse seca ou produtiva, dores na face, congestão nasal e aparecimento de dores no ouvido e falta de ar. Nestes casos, é imprescindível uma avaliação médica.

O ideal seria que o ar em nossas casas e ambiente de trabalho estivessem livres de qualquer substância que possa irritar nossa via aérea. Como isso é quase impossível, uma boa hidratação e lavagem nasal, de duas a três vezes por dia, com soro fisiológico podem amenizar o problema.

apoio_04