CBF desiste de recurso contra suspensão de Neymar na Copa América e atacante deixa o Chile

neymar_34Barrado no baile – Na madrugada desta segunda-feira (22), a Confederação Brasileira de Futebol anunciou a decisão de acatar a suspensão de quatro jogos imposta ao atacante Neymar pela Conmebol, em virtude da expulsão no jogo contra a Colômbia. Desta forma, a CBF não tentará reduzir a pena e o atleta está fora da edição 2015 da Copa América. Por meio de comunicado oficial publicado em seu site, a entidade informa que o atacante deixará a delegação ainda hoje.

A decisão foi tomada em uma reunião no domingo (21), após a confederação ser informada, extraoficialmente, de que o presidente do órgão e responsável pela decisão do “caso Neymar”, o equatoriano Guillermo Saltos, não diminuiria a pena. Caberia a ele a decisão, na condição de único representante presente.

No comunicado oficial, a CBF faz uma cobrança à Conmebol: “A comissão técnica e o jogador esperam que o mesmo rigor com que a Conmebol puniu Neymar seja adotado em todas as competições organizadas pela entidade”.

O jogador foi suspenso por quatro jogos após ter chutado a bola em Armero, ter tentado uma cabeçada em Bacca e xingado o árbitro Enrique Osses depois da derrota do Brasil por 1 a 0 para Colômbia. No domingo, Neymar acompanhou, um camarote do estádio Monumental de Santiago, a vitória do Brasil por 2 a 1 em cima da Venezuela.

De acordo com informações, o jogador do Barcelona pediu desculpas aos companheiros da seleção brasileira por deixá-los em meio à disputa da Copa América. Mas se justificou dizendo que, impossibilitado de jogar, sua presença seria até prejudicial para ele e para toda a seleção, pois ficar com o grupo apenas treinando. A comissão técnica e a direção da CBF já haviam deixado para o jogador a decisão de continuar ou não com a delegação.

O atleta usou sua conta no Instagram para o pedido de desculpas. “Independentemente de onde estarei a partir de agora, acompanharei sempre a seleção, torcendo pelo sucesso dos meus companheiros, mas ficar aqui apenas treinando é me matar por dentro… Sem alegria nenhuma… É muito ruim treinar sem me preparar para algo e essa situação pode me levar a uma lesão acidental o que tornaria tudo ainda mais difícil”, justificou.

“Sei que a minha presença no grupo é importante, assim como a de cada um dos demais jogadores que, mais do que nunca, devem estar com seus pensamentos totalmente voltados para as próximas partidas que temos pela frente. (…) Ficar aqui poderia trazer para um ambiente de ‘CONCENTRAÇÃO’ assuntos que tirariam o foco do principal objetivo da Seleção”, argumentou.

Inicialmente, Neymar voltará ao Guarujá, onde deve passar alguns dias em companhia do pai, que operou recentemente o joelho. Depois, deverá aproveitar as férias em um balneário espanhol, antes de se reapresentar ao Barcelona.

Confira abaixo o comunicado oficial da CBF:

“Em reunião realizada na noite deste domingo entre Neymar e a comissão técnica, ficou decidido que a CBF acatará a decisão da Conmebol, que suspendeu o jogador por quatro partidas, o que o deixa fora da Copa América.

A comissão técnica e o jogador esperam que o mesmo rigor com que a Commebol puniu Neymar seja adotado em todas as competições organizadas pela entidade.

Por fim, a comissão técnica da Seleção Brasileira lamenta a perda de mais um jogador importante para a disputa desta competição. Neymar deixa a delegação que está concentrada no Hotel Sheraton, em Santiago, nesta segunda-feira.”

apoio_04