Após acolher um pedófilo na Casa Civil, Planalto “treme” por causa de três sacolas abandonadas

palacio_planalto_11Incompetência hedionda – Que o governo de Dilma Vana Rousseff é um poço de incompetência qualquer brasileiro minimamente esclarecido sabe, mas há situações que são inaceitáveis em um país que há décadas é tido como do futuro e que atualmente ousa estar entre os grandes e poderosos.

Na tarde de quarta-feira (24), parte da Esplanada dos Ministérios foi bloqueada por causa de um episodio ocorrido diante do Palácio do Planalto. Em dado momento, três bolsas foram deixadas na calçada que margeia a sede do Executivo federal, próximo à rampa, sem que a segurança palaciana tivesse detectado o autor no momento da ocorrência.

O entrevero obrigou o isolamento da área e a interrupção de circulação de carros e pessoas no local, ao mesmo tempo em que impediu a chegada da Marcha da Maconha ao Palácio do Planalto. A medida serviu para que o Esquadrão de Bombas da Polícia Militar do Distrito Federal pudesse checar o conteúdo das sacolas. Com a ajuda de um robô os policiais descobriram que nos volumes havia livros, cadernos, material de higiene pessoal, carregador de celular e roupas. Apenas uma das bolsas não foi possível identificar os objetos, mas sabe-se que não havia indícios de artefato explosivo convencional.

De acordo com o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, “a PMDF informou que não foram encontrados objetos que pudessem causar riscos de natureza pessoal ou material”.

A fragilidade da segurança na Esplanada dos Ministérios, como um todo, incluindo a Praça dos Três Poderes, é tamanha, que qualquer tresloucado com rasas doses de ousadia consegue produzir um estrago considerável, inclusive deixando vítimas fatais.

Em qualquer país minimamente civilizado e responsável, a sede do governo é vigiada diuturnamente, não apenas “para inglês ver”. Na Casa Branca, por exemplo, o entorno da sede do governo norte-americano conta com rígido esquema de segurança, a ponto de qualquer movimento estranho de pedestres e automóveis ser combatido com rapidez e firmeza implacável.

Responsável pela segurança da Presidência da República, o GSI é o que se pode chamar de “piada pronta”, pois e inadmissível que um órgão dessa natureza não dispense ao Palácio do Planalto um patrulhamento implacável e ostensivo.

Contudo, os brasileiros não devem ficar indignados com o fato, uma vez que o próprio GSI foi negligente ao checar os antecedentes do pedófilo Eduardo Gaievski, levado para a Casa Civil pela então ministra Gleisi Helena Hoffmann na condição de assessor especial, com a incumbência de gerenciar os programas federais destinados a jovens e adolescentes. Ou seja, o GSI permitiu que uma raposa tomasse conta do galinheiro.

Desde a prisão de Gaievski, no segundo semestre de 2013, a presidente Dilma Rousseff, assim como Gleisi, não fez qualquer comentário sobre o monstro da Casa Civil, um criminoso que trabalhou a poucos metros do gabinete da principal autoridade do País. Eduardo Gaievski está preso no Paraná por estupro de menores, inclusive de vulneráveis (menores de 14 anos), com grande possibilidade de ser condenado a mais de duzentos anos de prisão.

apoio_04