Crise grega: premiê Alexis Tsipras decreta feriado bancário de uma semana

grecia_crise_15Olho do furacão – Após o Banco Central Europeu (BCE) decidir pela manutenção do nível de créditos de emergência para os bancos gregos, o primeiro-ministro de Grécia, Alexis Tsipras, anunciou no domingo (28) um feriado bancário e controles de capital no país.

“Quanto mais calmos liderarmos com as dificuldades, mais rápido nós vamos superá-las e mais amenas serão suas consequências”, afirmou Tsipras em pronunciamento transmitido pela TV, pedindo novamente aos credores – Comissão Europeia, Banco Central Europeu (BCE) e Fundo Monetário Internacional (FMI) – a prorrogação do programa de resgate financeiro ao país.

Tsipras disse ainda que os depósitos bancários estão seguros e garantiu o pagamento de salários. Segundo o premiê grego, as medidas foram recomendadas pelo Banco da Grécia para evitar que as instituições entrem em colapso, depois da decisão do BCE de não aumentar o nível atual de cerca de 90 bilhões de euros em créditos de emergência para bancos do país que afunda cada vez mais na grave crise econômica.

As instituições permanecerão fechadas por uma semana, devendo reabrir somente em 6 de julho, um dia após o referendo sobre os termos do programa de resgate proposto pelos credores de Atenas. Além disso, será imposto um limite diário de 60 euros para saques em caixas eletrônicos. Porém, não foi anunciado até quanto a medida de controle de capital estará em vigor.

Além dos bancos, a Bolsa de Valores da Grécia também permanece fechada nesta segunda-feira. O anúncio do referendo aumentou ainda mais o clima de incerteza na Grécia e levou milhares de gregos a formarem filas em caixas eletrônicos para sacar dinheiro de suas contas.

Carta aos credores

O primeiro-ministro grego enviou neste domingo uma carta aos presidentes do Conselho Europeu, do Parlamento Europeu e das instituições credoras e também para os chefes e líderes de governo dos países da zona do Euro solicitando novamente uma prorrogação no programa de resgate financeiro que se encerra no dia 30 de junho.

“Espero uma reação imediata a uma demanda democrática elementar”, disse Alexis Tsipras, acrescentando que “eles são os únicos que podem, o mais rápido possível, inclusive já nesta noite, reverter a decisão do Eurogrupo e permitir ao BCE que restaure o fluxo de liquidez dos bancos”.

A crise grega também preocupou lideranças fora da Europa. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, conversou por telefone com a chanceler alemã Angela Merkel sobre a situação na Grécia.

De acordo com a Casa Branca, ambos afirmaram ser extremamente importante encontrar um meio que permita a Grécia a realizar reformas dentro da zona do Euro e alcançar o crescimento econômico.

Em Berlim, Merkel marcou uma reunião de emergência para esta segunda-feira com os líderes de grupos parlamentares e partidários para discutir a crise grega. O presidente da França, François Hollande, também anunciou um encontro emergencial com ministros do país para tratar sobre o tema. (Com agências internacionais)

apoio_04