Donald Trump defende envio de tropas para combater o terrorista Estado Islâmico

donald_trump_03Usina de polêmicas – O pré-candidato do Partido Republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump defendeu a ideia de enviar tropas do país para combater o Estado Islâmico (EI) no Iraque. Além disso, o polêmico magnata defendeu que a Arábia Saudita deveria pagar pelo apoio norte-americano. Suas declarações foram feitas em entrevista transmitida no domingo (16) pela emissora NBC.

Trump, criticado por preferir frases de efeito às explicações sobre um plano de governo, afirmou que seu “esboço de política externa para o Oriente Médio” consiste em tirar os poços de petróleo dos grupos jihadistas para acabar com seus recursos. Ao ser advertido pelo entrevistador que isso poderia envolver o desdobramento de tropas americanas, o pré-candidato respondeu: “Não tem problema”.

Para o norte-americano, os iraquianos deveriam receber “algo” de seus campos de petróleo, mas a riqueza deveria ajudar majoritariamente os Estados Unidos. “Definitivamente, deveríamos pegar o dinheiro para nossos militares. Temos soldados que foram gravemente feridos ou mortos. Quero que suas famílias recebam algo. Há guerreiros feridos por todas as partes, que não recebem nada, e nem sequer podem dizer que alcançaram uma vitória”, ressaltou.

Sobre a Arábia Saudita, um dos aliados-chave de Washington no Oriente Médio, Trump afirmou que o país árabe deveria pagar por sua aliança diplomática. “Defendemos à Arábia Saudita. Enviamos nossos navios. Enviamos nossos aviões e não ganhamos nada? Por quê?”, argumentou o milionário. “A razão principal pela qual estamos com a Arábia Saudita é porque precisamos de petróleo. Agora, não precisamos tanto”, disse ele, ao ressaltar que o país deveria pagar aos americanos, pois sem o respaldo dos EUA “não existiriam”.

Desde que anunciou sua candidatura à indicação do Partido Republicano para as eleições presidenciais de 2016, o magnata teve uma polêmica campanha, marcada por comentários desastrosos e insultos. Apesar disso, se mantém no topo entre candidatos republicanos que buscam a candidatura à Casa Branca nas pesquisas de intenção de voto. (Danielle Cabral Távora)

apoio_04