Com medo de ser preso, Del Nero faltará a reunião da FIFA sobre os Jogos Olímpicos de 2016

marco_polo_01Saindo pela tangente – Marcada para acontecer entre a próxima quinta-feira (24) e sexta-feira, em Zurique, a reunião do Comitê Executivo da FIFA prevê apresentação do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Marco Polo Del Nero, sobre os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Entretanto, mais uma vez, Del Nero não comparecerá ao encontro do colegiado mais importante da entidade. A programação da reunião foi divulgada nesta terça-feira (22) e cita o nome de Del Nero como responsável pelo quinto item da pauta a ser discutida pelos cartolas.

A menção ao nome do presidente da CBF é mais um constrangimento no currículo de Del Nero, que tem evitado deixar o Brasil desde que estourou o escândalo de corrupção que levou à prisão sete dirigentes do futebol planetário no final de maio deste ano, entre eles José Maria Marin, que aguarda decisão sobre sua extradição aos Estados Unidos.

Marco Polo Del Nero preside o comitê da FIFA que organiza o futebol dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio. Ele já faltou ao encontro realizado nesta segunda pelo órgão em Zurique. Coube ao gerente de esporte da Rio-2016, Rodrigo Garcia, e que também integra o grupo, representar o Brasil como convidado especial.

O cartola deixou de participar de reuniões do Comitê Executivo da entidade em maio e julho, quando foi definido o calendário do próximo congresso, marcado para fevereiro de 2016. Agora, Del Nero deve faltar pela terceira vez, o que tem incomodado os dirigentes da Conmebol, entidade que representa no colegiado da FIFA.

Dirigentes sul-americanos estudam uma possibilidade de substituir o brasileiro, gesto que conta com a simpatia do presidente da FIFA, Joseph Blatter, insatisfeito com as ausências repetidas do comandante da CBF.

Del Nero é suspeito de envolvimento na investigação conduzida pelas autoridades americanas que levou à prisão de Marin. De acordo com as investigações dos Estados Unidos, o presidente da CBF dividiria a propina do esquema de direitos de transmissão de torneios com Marin e o ex-presidente da entidade Ricardo Teixeira.

Além da reunião da FIFA, há a expectativa de que a Suíça decida sobre o pedido de extradição de Marin para os Estados Unidos. Segundo informações, os advogados de Marin já negociam um acordo para ele pagar uma fiança e ficar em prisão domiciliar em Nova York, onde tem apartamento.

A FIFA incluiu na pauta divulgada nesta terça tópico para discutir a data e o local da próxima reunião do seu comitê executivo, em dezembro. Tradicionalmente, o encontro no fim do ano é realizado no país sede do Mundial de Clubes – foi assim no Marrocos, em 2014. Ou seja, a previsão é que, desta vez, fosse realizado no Japão, que recebe o torneio este ano.

Blatter, no entanto, tem evitado deixar a Suíça, temendo ser alvo de algum pedido de prisão a pedido de autoridades americanas. A inclusão do tema na reunião desta semana, portanto, indica a possibilidade de que a próxima reunião não ocorra no Japão. (Danielle Cabral Távora)

apoio_04