Pesquisa CNI/Ibope mostra que período de Dilma no Palácio do Planalto acabou antes da hora

dilma_rousseff_557Calvário mantido – A petista Dilma Rousseff não tem mais condições de continuar comandando o Brasil, que cada vez mais afunda em uma crise múltipla e sem precedentes. O pensamento da extensa maioria do povo brasileiro foi confirmado nesta quarta-feira (30) com a divulgação dos resultados de pesquisa de opinião CNI/Ibope.

De acordo com o instituto, 69% dos entrevistados consideram o governo da petista ruim ou péssimo, enquanto 21% classificam como regular. Apenas 10% consideram a administração de Dilma ótima ou boa, ao passo que 1% dos consultados não sabe ou na respondeu. O Ibope ouviu, entre 18 e 21 de setembro, 2002 pessoas em 140 municípios.

O resultado do levantamento mostra que a avaliação do governo petista ficou estável, na comparação com pesquisa anterior, divulgada em julho passado. Na ocasião, o Ibope revelou que 9% aprovavam o governo (“ótimo” ou “bom”); 68% dos entrevistados avaliavam a administração como “ruim” ou “péssima”; e 21% consideravam a gestão “regular”.

A rejeição ao governo de Dilma Rousseff (68%) é a maior já registrada pela série histórica das pesquisas Ibope desde a redemocratização do País. De acordo com os analistas do Ibope, o percentual de pessoas que consideram o governo “ruim ou péssimo” ficou dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

É importante destacar que o levantamento do Ibope identificou que 14% dos entrevistados aprovam a maneira de governar da presidente, ao mesmo tempo em que 82% desaprovam e 3% não sabem ou não responderam.

Ao questionar os entrevistados sobre a comparação entre o primeiro e segundo mandatos de Dilma, a pesquisa mostra que 3% consideram a segunda gestão melhor; 14%, igual; e 82%, pior.

Em relação ao futuro a situação é igualmente crítica, pois 11% dos consultados pelo Ibope creem que de agora em diante o governo será “ótimo/bom”; 21%, “regular”; e 63%, “ruim ou péssimo”. Fora isso, 77% não confiam em Dilma, enquanto 20% confiam.

Resumindo os números da pesquisa, Dilma perdeu a confiança da maioria da população, já que 90% não aprovam o seu governo. De igual modo, 84% dos entrevistados apostam que o restante do governo será um fiasco. Um dado que a pesquisa não mostra é a ineficácia das medidas anunciadas pelo governo tentar debelar a crise. Carecendo de credibilidade, as tais medidas não surtiram os efeitos esperados pelos palacianos, como mostra a pesquisa Ibope.

Fosse o Brasil um dos muitos países que adotam o modelo clássico do impeachment, Dilma Rousseff já teria sido despejada do Palácio do Planalto, apenas por não mais gozar da confiança popular. Isso é o bastante para que um governante seja imediatamente apeado do cargo. No caso de um regime parlamentarista, o governo Dilma já teria sido dissolvido.

apoio_04