Dias Toffoli rebate jurista e diz que TSE tem competência para cassar mandato de Dilma Rousseff

dias_toffoli_1001

Cronômetro acionado – É cada vez mais difícil a situação de Dilma Rousseff, que tenta manter-se presidente no rastro de ações estapafúrdias e à sombra de pareceres jurídicos de encomenda. Nesta sexta-feira (9), ao final de uma semana marcada por derrotas sucessivas, Dilma foi informada por assessores que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode cassar o seu mandato, caso a Corte entenda que a petista cometeu irregularidades na campanha de 2014, como abuso de poder econômico e político. Nesse embalo também perderá o mandato o vice Michel Temer (PMDB).

Horas depois de o TSE decidir, por 5 votos a 2, abrir processo para investigar transgressões cometidas por Dilma e Temer na corrida presidencial do ano passado, o jurista Dalmo Dallari disse que a Corte Eleitoral não tem competência para decidir sobre a cassação do mandato da presidente da República. É importante lembrar que no momento em que alguém contrata o parecer de um jurista, este não produzirá uma tese jurídica que contraria os interesses do contratante.

A informação de que o TSE tem competência para tal partiu do presidente da Corte, ministro José Antônio Dias Toffoli, que tem ligações viscerais com o PT. Toffoli, que está em Washington para compromissos oficiais, considerou “absolutamente equivocado do ponto de vista jurídico” o parecer de Dallari. “Essa competência é dada pela Constituição e pelas leis eleitorais brasileiras”, declarou o presidente do TSE.

Ao voltar ao Brasil na próxima semana, Dias Toffoli terá de decidir quem assumirá a relatoria da ação proposta pelo PSDB e que pede a impugnação do mandato de Dilma por abuso de poder político e econômico. “Pelo regimento, essa é uma questão que cabe à Presidência do tribunal definir”, explicou o magistrado.

Na última terça-feira (6), dia em que iniciou a semana macabra para Dilma, o TSE, por maioria de votos, autorizou a instauração do já mencionado processo, modificando posição da relatora original do caso, ministra Maria Thereza de Assis Moura, que em fevereiro passado negou provimento à solicitação do PSDB por considerar que a mesma era carente de provas. Com o avanço dos meses a situação mudou radicalmente, pois começaram a surgir provas de que, além do uso da máquina estatal, dinheiro do Petrolão acabou no caixa da campanha de Dilma.

O prazo para conclusão do processo pode variar de dois a seis meses, dependendo das provas que forem requeridas pelo PSDB e pela defesa de Dilma e do vice Michel Temer. De acordo com Toffoli, o relator terá de decidir se delatores da na Operação Lava Jato serão ouvidos na investigação eleitoral.

Em relação a eventual depoimento de Dilma, o presidente do TSE disse que isso é uma prerrogativa da defesa, mas o UCHO.INFO crê que isso dificilmente acontecerá, pois seria uma nova pá de cal na sepultura política de alguém que, refém da crise, mostrou não ter condições de continuar no cargo.

apoio_04