EUA entregam 50 toneladas de munição aos rebeldes sírios, afirma a CNN

siria_1002

A rede CNN informou, no domingo (11), que os Estados Unidos entregaram 50 toneladas de munição a grupos rebeldes no norte da Síria, em uma tentativa de reformular o fracassado programa de treinamento de milícias opositoras.

De acordo com um funcionário do Pentágono, a entrega foi feita através do lançamento de paraquedas com 112 caixotes. Um avião de transporte C-17, escoltado por caças, lançou toneladas de munição e granadas na província de Al Hasakah a um grupo rebelde apoiado pelos Estados Unidos e conhecido como Coalizão Síria-Árabe. As fontes norte-americanas garantiram que todo o material foi recolhido com sucesso pelos rebeldes aliados dos americanos.

Na última semana, os Estados Unidos anunciaram o fim do plano de treinar milhares de milicianos rebeldes moderados sírios que deveriam lutar contra os jihadistas do Estado Islâmico (EI) e eventualmente ser uma alternativa ao ditador Bashar AL-Assad.

A decisão de apoiar os rebeldes sírios aliados aos Estados Unidos por outros meios se dá após a Rússia começar uma campanha de bombardeios para apoiar al-Assad na guerra civil.

Nesta segunda-feira (12), a União Europeia (UE) acusou a Rússia de colocar em risco os esforços de paz na Síria, pedindo a Moscou que pare de bombardear os rebeldes apoiados pelo Ocidente. Buscando uma postura unificada em sua crítica à dramática intervenção militar russa, os ministros das Relações Exteriores da UE alertaram que os ataques aéreos concebidos para apoiar Assad também podem aprofundar a guerra civil de quatro anos e meio.

Os líderes da União Europeia também devem repreender a Rússia em uma cúpula em Bruxelas na quinta-feira, destacaram autoridades do bloco.

O conflito que a Síria vive desde março de 2011, quando surgiu uma série de protestos contra o governo de Assad, deixou 220.000 mortos e cerca de 4 milhões de refugiados que se dirigiram a outros países, assim como 7,6 milhões de deslocados internos, segundo estimativas da Organização das Nações Unidas. (Danielle Cabral Távora)

apoio_04