Deputado pede que Rodrigo Janot confirme depoimento sobre propina para nora de Lula

rubens_bueno_1001

Líder do PPS na Câmara dos Deputados, Rubens Bueno (PR) pediu nesta sexta-feira (16), ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que confirme a veracidade da informação sobre o suposto pagamento de propina do esquema de corrupção da Petrobras para beneficiar uma das noras do ex-presidente Luiz Inácio da Silva, agora um bem sucedido e encalacrado lobista de empreiteira.

De acordo com o Jornal Nacional, da TV Globo, edição de quinta-feira (15), a informação faz parte da delação de Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, à Justiça Federal. Acusado de ser operador de parte do PMDB no escândalo do Petrolão, Baiano teria afirmado que o repasse de R$ 2 milhões à nora de Lula foi feito a pedido de advogado José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente da República. O dinheiro seria fruto de uma comissão da qual o empresário teria direito por incluir Lula em negociação para que a OSX participasse de contrato da Sete Brasil com a Petrobras.

“Se essa denúncia se confirmar, é preciso que o Ministério Público aprofunde as investigações não só sobre o tráfico de influência de Lula, mas também de seus familiares. Uma ora é Lulinha, em outra é o sobrinho (Taiguara). Agora, é a nora. Pelo visto, estamos diante de uma organização criminosa para tungar a Petrobras”, disse Rubens Bueno.

No documento enviado a Janot, o líder do PPS também requer acesso a cópias dos documentos que fazem parte dos depoimentos de Fernando Baiano, que desde o início da Operação Lava-Jato foi considerado como o mais perigoso em caso de colaboração premiada, pois sua atuação no esquema de corrupção não foi pequena. Tanto é assim, que custou para que Baiano aceitasse a ideia de delação premiada, pois o lobista aguardou a manifestação dos envolvidos no escândalo.

Mais uma denúncia envolvendo Lula e pessoas próximas ao petista confirma notícia do UCHO.INFO, que em 29 de agosto de 2014 afirmou que não demoraria muito para Operação Lava-Jato subir a rampa do Palácio do Planalto e alcançar figuras destacadas da República. Ademais, esse cipoal de denúncias endossa outra notícia do site, que em agosto de 2005 revelou a existência de um novo esquema de corrupção, criado para substituir o Mensalão do PT e colocado em prática com a autorização expressa do então chefe do Executivo federal.

CPI da Petrobras

O parlamentar defendeu a prorrogação da CPI da Petrobras, que corre o risco de ter seus trabalhos encerrados na próxima semana. “As investigações têm de continuar porque somente agora começam a aparecer as denúncias de envolvimento da classe política. O país exige que todo esse lamaçal seja investigado, inclusive a participação de Lula neste esquema criminoso”, defendeu Rubens Bueno.

apoio_04