Trump lidera entre republicanos e é seguido bem de perto por Ben Carson; Bush continua caindo

donald_trump_1001

De acordo com pesquisa divulgada na terça-feira (20), o polêmico magnata Donald Trump se mantém na liderança entre os pré-candidatos do Partido Republicado às eleições presidenciais do próximo ano, nos Estados Unidos.

Enquanto isso, John Ellis Bush, conhecido como Jeb Bush, ex-governador da Florida e filho do ex-presidente George Bush (pai), que já fora o favorito, segue despencando e vive seu pior momento nessa pré-campanha rumo à Casa Branca.

A pesquisa, realizada em conjunto pela emissora “NBC” e pelo “The Wall Street Journal”, indica que Trump tem 25% da preferência do eleitorado, seguido de perto pelo ex-neurocirurgião Ben Carson (22%). Depois deles aparecem os senadores latinos Marco Rubio, pela Florida, em terceiro (13%); e Ted Cruz, pelo Texas, em quarto (9%).

Bush, irmão do ex-presidente George Walker Bush, está com 8%, muito abaixo dos 22% que chegou a ter em junho.

A nova pesquisa também aponta uma queda na popularidade da ex-executiva-chefe da Hewlett Packard, Carly Fiorina, a única mulher na disputa republicana, que ficou com 7% das intenções de voto, contra 11% obtidos em setembro.

Trump e Bush protagonizaram recentemente um novo embate, desta vez por declarações do magnata sobre o papel do ex-presidente George W. Bush nos atentados de 11 de setembro de 2011. “Quando se fala de George W. Bush, o World Trade Center caiu no seu mandato. Ele era presidente quando ocorreram os atentados terroristas, e o World Trade Center veio abaixo durante seu mandato”, disse Trump, culpando, indiretamente, o irmão de seu principal rival pelo maior ataque terrorista já ocorrido nos EUA.

Em sua conta no Twitter, Jeb classificou como “patética” a tentativa de Trump de criticar seu irmão pelos atentados. “Fomos atacados, e meu irmão nos manteve a salvo”, destacou o ex-governador da Flórida, em linha com que já tinha dito sobre o assunto em setembro, durante o segundo debate televisionado entre os pré-candidatos republicanos à Casa Branca.

apoio_04